Em Diário Oficial publicado na tarde de ontem (10), a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, sancionou o decreto que estabelece a criação do Centro de Atendimento à Criança (CAC), e vincula ao Departamento de Atenção Primária da Fundação Municipal de Saúde (FMS).
O Centro, localizado na Rua Ricardo Wagner, 275 – Olarias, foi inaugurado em maio de 2022 e tem como objetivo oferecer acolhimento e atendimento a pacientes pediátricos de baixa complexidade. O CAC funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana, incluindo feriados e pontos facultativos, garantindo assim atendimento ininterrupto para crianças de zero a 11 anos, 11 meses e 29 dias.
O atendimento é baseado em uma classificação de risco, destinando-se principalmente a casos nas categorias azul e verde, que indicam menor urgência. Pacientes classificados com maior risco receberão o primeiro atendimento no CAC e serão posteriormente encaminhados para unidades de saúde adequadas conforme a gravidade de seu estado.
Leia mais: Após perder tudo em incêndio, Duda Gaucha pede ajuda para recomeçar
A criação do CAC e a implementação a FMS busca melhorar o acesso aos serviços de saúde infantil, oferecendo um local especializado para atendimentos de baixa complexidade, aliviando a sobrecarga de outros estabelecimentos de saúde.