Mundo

Cessar-fogo entre Israel e grupo Hamas é iniciado e reféns começam a ser liberados

Imagem do WhatsApp de 2025-01-19 às 133911_f68cf986 Boca no Trombone Imagem do WhatsApp de 2025-01-19 às 133911_f68cf986
Imagem: Reuters
Hamas libertará 33 reféns israelenses. Já Israel deixará livre todas as mulheres e menores de 19 anos palestinos detidos em prisões

Israel e o grupo palestino Hamas entraram em um acordo para iniciar um cessar-fogo na Faixa de Gaza, que começa a valer neste domingo (19).Cessar-fogo entre Israel e grupo Hamas é iniciado e reféns começam a ser liberadosCessar-fogo entre Israel e grupo Hamas é iniciado e reféns começam a ser liberadosA medida é dividida em três etapas e tem prazo de seis semanas.

Nesta primeira fase, vai acontecer uma série de trocas de reféns por prisioneiros. O Hamas libertará 33 reféns israelenses, incluindo todas as mulheres, soldados e civis, crianças e homens com mais de 50 anos. Já Israel libertará todas as mulheres e menores de 19 anos palestinos detidos em prisões.

O gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu confirmou o acordo. A decisão foi tomada após uma reunião m dia antes do início do cessar-fogo. A mídia informou que 24 ministros do governo de coalizão de Netanyahu votaram a favor do acordo, enquanto oito foram contra.

A guerra entre as forças israelenses e o Hamas arrasou grande parte da Faixa de Gaza. Mais de 46 mil pessoas foram mortas. Segundo a agência Reuters, o cessar-fogo pode abrir caminho para o fim da guerra de 15 meses em Gaza, além de aliviar as hostilidades no Oriente Médio.

A guerra se espalhou para incluir o Irã e seus aliados – o Hezbollah do Líbano, os houthis do Iêmen e grupos armados no Iraque, bem como a Cisjordânia ocupada.

Reféns

Três reféns mantidas pelo Hamas foram entregues à Cruz Vermelha, segundo uma autoridade israelense. São elas: Romi Gonen, Emily Damari e Doron Steinbrecher. Agora Israel deve liberar 90 reféns palestinos em poder dos israelenses.

O tão aguardado acordo de cessar-fogo pode ajudar a colocar um fim na guerra de Gaza, que começou depois que o Hamas, que controla o pequeno território costeiro, atacou Israel em 7 de outubro de 2023.

Caminhões transportando combustível e suprimentos de ajuda fizeram fila nas passagens de fronteira nas horas que antecederam a entrada em vigor do cessar-fogo. O Programa Mundial de Alimentos disse que eles começaram a atravessar na manhã de domingo.

O acordo exige que 600 caminhões de ajuda sejam autorizados a entrar em Gaza todos os dias do cessar-fogo inicial de seis semanas, incluindo 50 que transportam combustível. Metade dos caminhões de ajuda seria entregue no norte de Gaza, onde especialistas alertaram que a fome é iminente.

Com informações da Agência Brasil

Leia também: Guilherme & Santiago levam um público de 87 mil pessoas ao Litoral do Estado

siga a gente Boca no Trombone

Web Stories

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Cão e bombeiro são atacados por abelha em PG Jogador do América-MG é preso em flagrante por injúria racial contra atleta do Operário Família leva susto e prejuízo com veículo em chamas em PG Preso suspeito de matar homem encontrado na Estrada do Alagados Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (29) PCPR indicia suspeito de matar dois caminhoneiros em PG Suspeito de matar caminhoneiros em PG conta como ocorreu