Mundo

Cessar-fogo entre Israel e grupo Hamas é iniciado e reféns começam a ser liberados

Imagem do WhatsApp de 2025-01-19 às 133911_f68cf986 Boca no Trombone Imagem do WhatsApp de 2025-01-19 às 133911_f68cf986
Imagem: Reuters
Hamas libertará 33 reféns israelenses. Já Israel deixará livre todas as mulheres e menores de 19 anos palestinos detidos em prisões

Israel e o grupo palestino Hamas entraram em um acordo para iniciar um cessar-fogo na Faixa de Gaza, que começa a valer neste domingo (19).Cessar-fogo entre Israel e grupo Hamas é iniciado e reféns começam a ser liberadosCessar-fogo entre Israel e grupo Hamas é iniciado e reféns começam a ser liberadosA medida é dividida em três etapas e tem prazo de seis semanas.

Nesta primeira fase, vai acontecer uma série de trocas de reféns por prisioneiros. O Hamas libertará 33 reféns israelenses, incluindo todas as mulheres, soldados e civis, crianças e homens com mais de 50 anos. Já Israel libertará todas as mulheres e menores de 19 anos palestinos detidos em prisões.

O gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu confirmou o acordo. A decisão foi tomada após uma reunião m dia antes do início do cessar-fogo. A mídia informou que 24 ministros do governo de coalizão de Netanyahu votaram a favor do acordo, enquanto oito foram contra.

A guerra entre as forças israelenses e o Hamas arrasou grande parte da Faixa de Gaza. Mais de 46 mil pessoas foram mortas. Segundo a agência Reuters, o cessar-fogo pode abrir caminho para o fim da guerra de 15 meses em Gaza, além de aliviar as hostilidades no Oriente Médio.

A guerra se espalhou para incluir o Irã e seus aliados – o Hezbollah do Líbano, os houthis do Iêmen e grupos armados no Iraque, bem como a Cisjordânia ocupada.

Reféns

Três reféns mantidas pelo Hamas foram entregues à Cruz Vermelha, segundo uma autoridade israelense. São elas: Romi Gonen, Emily Damari e Doron Steinbrecher. Agora Israel deve liberar 90 reféns palestinos em poder dos israelenses.

O tão aguardado acordo de cessar-fogo pode ajudar a colocar um fim na guerra de Gaza, que começou depois que o Hamas, que controla o pequeno território costeiro, atacou Israel em 7 de outubro de 2023.

Caminhões transportando combustível e suprimentos de ajuda fizeram fila nas passagens de fronteira nas horas que antecederam a entrada em vigor do cessar-fogo. O Programa Mundial de Alimentos disse que eles começaram a atravessar na manhã de domingo.

O acordo exige que 600 caminhões de ajuda sejam autorizados a entrar em Gaza todos os dias do cessar-fogo inicial de seis semanas, incluindo 50 que transportam combustível. Metade dos caminhões de ajuda seria entregue no norte de Gaza, onde especialistas alertaram que a fome é iminente.

Com informações da Agência Brasil

Leia também: Guilherme & Santiago levam um público de 87 mil pessoas ao Litoral do Estado

siga a gente Boca no Trombone

Carlos Solek

Carlos Solek

Castrense, formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2020-2023). Atua no portal BNT desde setembro de 2022.

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Pôr do Sol em Ponta Grossa Elizabeth comemora chegada da XBRI Previsão do tempo de hoje (17) Rumo realiza limpeza, após denúncia do BNT Previsão do tempo de hoje (16) Volta às aulas nas Lojas Maxitango Previsão do tempo de hoje (14)