Um ciclone extratropical está em formação na Argentina e pode ganhar força ao longo desta segunda-feira (15), conforme informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão é de que este sistema se intensifique e se junte a uma frente fria que já está atuando sobre o Sul do Brasil, entre terça e quarta-feira (dias 16 e 17).
De acordo com o Inmet, existe a possibilidade de o ciclone avançar pela Região Sudeste do Brasil no próximo fim de semana. O instituto ressalta que este padrão meteorológico é comum para esta época do ano, mas destaca a necessidade de monitoramento devido à complexidade e à variabilidade dos sistemas atmosféricos.
Leia também: Mutirão da Sanepar mobiliza 60 voluntários contra a dengue em Ponta Grossa e região
“É possível e bastante provável que ocorram mudanças na previsão, especialmente no que se refere à intensidade e data de formação do possível ciclone e frente fria”, informou o Inmet.
Além disso, o instituto alerta para as “diferenças significativas” nos volumes de chuva previstos, o que requer cautela por parte da população e autoridades em relação a possíveis impactos, como enchentes e deslizamentos de terra.
Os meteorologistas recomendam que a população fique atenta às atualizações dos boletins meteorológicos e siga as orientações dos órgãos de defesa civil para se prevenir de eventuais problemas causados pelo mau tempo.