SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 19°C ☁️
Publicidade
Últimas

Comitiva de Castro participa de missão técnica sobre inovação no Paraná

A visita teve como objetivo conhecer modelos de ecossistemas de inovação consolidados nos municípios de Assaí e Londrina, referências estaduais e nacionais na área

Comitiva Castro
Publicidade

Nos dias 10 e 11 de novembro, uma comitiva de Castro participou de uma missão técnica promovida pelo Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação, acompanhado do Secretário Municipal de Tecnologia da Informação Marcos Barbosa, o presidente da Câmara Municipal Gerson Sutil e também acompanhador pelos consultores do SEBRAE Paraná, e contou ainda com a presença de representantes das cidades de Reserva e Telêmaco Borba.

A visita teve como objetivo conhecer modelos de ecossistemas de inovação consolidados nos municípios de Assaí e Londrina, referências estaduais e nacionais na área.

Em Assaí, a comitiva foi recebida pela administração municipal e conheceu o ecossistema “Vale do Sol”, que integra ações nas áreas de educação, saúde, sustentabilidade, tecnologia e desenvolvimento humano. Apesar de ser uma cidade de pequeno porte, Assaí já é reconhecida internacionalmente como uma das sete comunidades mais inteligentes do mundo e acumula 32 prêmios nacionais e internacionais, consolidando-se como exemplo de inovação e qualidade de vida.

Já em Londrina, o grupo visitou o ecossistema “Estação 43”, em funcionamento há mais de dez anos e que reúne 11 governanças setoriais, entre elas agronegócio, saúde, turismo e tecnologia da informação. O espaço é apoiado por políticas públicas e legislações inovadoras, como a Lei do ISS Tecnológico e a Lei de Inovação, que fortalecem o ambiente empreendedor e o desenvolvimento de novas soluções para o município e região.

Para Valdivino Mariano, membro do Fórum e participante da comitiva, a experiência foi enriquecedora. “Foi uma oportunidade de compreender na prática como diferentes setores, público, privado e educacional, podem trabalhar de forma integrada para promover o desenvolvimento sustentável e inovador. Voltamos com muitas ideias para aplicar em Castro, adaptando boas práticas à nossa realidade local”.

A missão técnica marcou um importante passo para o fortalecimento do Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação de Castro, que busca construir políticas públicas e parcerias capazes de impulsionar o desenvolvimento tecnológico e o empreendedorismo no município.

Leia também: Rua Doutor Jorge em Castro ganha cenário para o Natal

Das assessorias
Autoria
Das assessorias
Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →