Muitos empresários me perguntam como a inteligência geográfica pode ajudar em sua empresa. Geralmente as perguntas são: “Só serve para quem está abrindo uma empresa nova?”, “Eu já tenho uma empresa, posso realizar este tipo de projeto?”, “Geomarketing é só para escolher o ponto?”, etc.
Primeiramente, vamos entender o que é a inteligência geográfica. O significado deste termo é a junção dos dados gerados pelo Geomarketing com uma análise de mercado e contexto de um negócio específico, ou seja, é entender o comportamento do seu consumidor e concorrentes e utilizar estes dados em uma vantagem competitiva e ser mais assertivo nas decisões, aumentado seus lucros.
Com isso vem a pergunta “Como funciona isso na Prática?”. Isso pode ser analisado por inúmeras perspectivas. Hoje iremos abordar sobre como você pode entender seu cliente, e principalmente, seu hábitos através da Inteligência Geográfica.
Você já parou para pensar se você conhece o seu cliente? Muitas empresas têm esses dados em seus cadastros ou sabem empiricamente, pois diariamente estão atendendo seus clientes, mas não transformam isso em inteligência. Estas informações mapeadas, organizadas e analisadas, podem ser subsídios para gerarem perfis de consumidores que auxiliarão para tomadas de decisões mais assertivas. De posse destes perfis, podemos implementar ou desimplementar produtos e/ou serviços agregando valor e otimizando custos que realmente impactam positivamente na percepção do seu cliente.
Tudo isso é de grande importância e ajuda muito as empresas tomarem decisões, mas onde entra a Inteligência Geográfica nesta história? Até aqui, não entrou. É importante aprofundarmos a pergunta: “Você realmente conhece seu cliente?”. Como resultado desse aprofundamento, você poderá saber onde mora o seu cliente, se mora em edifício ou casa, quanto tempo ele demora para chegar no seu estabelecimento, se ele considera muito longe, se ele vem a pé, de ônibus, de carro ou outro modal. Agora sim, podemos dizer que estamos falando de Geomarketing.
Cada vez mais o entendimento do comportamento do seu cliente é essencial para seus negócios. É o que vai nortear as decisões mais importantes em relação a custos. Vamos ao exemplo fictício da lanchonete “JS”, onde o proprietário, utilizando a inteligência geográfica, descobriu que mais de 80% dos seus clientes vão até a lanchonete a pé. Pergunta: “Será que é necessário ter um imóvel com estacionamento, sabendo que os imóveis com estacionamento são mais caros tanto para aluguel quanto para compra?”. Sabendo disso o proprietário poderá reduzir seus custos e, consequentemente, aumentar seus lucros buscando imóveis mais baratos.
Sabemos que as tomadas de decisões de qualquer negócio envolvem questões financeiras, tornando-a complexa e de muita responsabilidade. Justamente por isso que a inteligência geográfica é cada vez mais importante. Com as informações corretas em mãos a tomada de decisão é muito mais assertiva e fornece uma segurança maior para quem define as estratégias da empresa. Esse diferencial ainda é muito pouco praticado pelas empresas, ou seja, quem dispõe destes dados já sai muito a frente dos seus concorrente. Por isso, não perca tempo, e comece já a ter a inteligência geográfica na sua empresa