Concursados cumprem últimas 24 horas de trabalho no SAMU em Ponta Grossa
Profissionais concursados do SAMU encerram os atendimentos na quarta-feira (15), após mais de 18 anos de serviços prestados ao município.

Profissionais concursados que atuaram por anos no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Ponta Grossa realizam seu último plantão até às 7 h da manhã, de amanhã (15), marcando o fim de uma era. A partir desse horário, o atendimento será operado de forma 100% terceirizada.
Muitos desses socorristas dedicaram mais de 18 anos de serviço ao município. “Foram várias histórias, várias vidas salvas e momentos que ficarão marcados para todo sempre”, relatou um dos profissionais que deixa o serviço.
Transição para modelo terceirizado
Ponta Grossa segue caminho similar ao de outros municípios, adotando o modelo terceirizado para gerenciar integralmente o SAMU. A mudança foi oficializada por determinação do Consórcio Intermunicipal SAMU Campos Gerais (CimSamu), que já padroniza os atendimentos nos municípios da região dos Campos Gerais.
Documentação interna revela que o novo formato entra em vigor amanhã, ao término do turno dos concursados. Conforme cálculo divulgado em ofício do CimSamu, os servidores cedidos ao consórcio devem retornar à administração municipal até esse prazo.
O destino dos concursados
A Fundação Municipal de Saúde de Ponta Grossa já antecipou que 56 profissionais — entre médicos, enfermeiros, técnicos e condutores — serão realocados para outras funções dentro da rede municipal, conforme demandas internas.
A mudança gera apreensão entre servidores experientes. Eles alertam para os riscos de perda de know-how e de que ambulâncias especializadas da cidade possam ser deslocadas para atender outras regiões, um cenário que comprometem a característica de atendimento exclusivo a Ponta Grossa. Também há críticas quanto à possibilidade de substituição de equipes experientes por profissionais menos experientes, contratados por salários menores.
Agradecimento
O Portal BnT agradece a todos os profissionais pelo excelente trabalho prestado à população de Ponta Grossa.
Leia também:
Professor é agredido e vai para o hospital em PG























