Uma denúncia chegou ao Portal BnT através das redes sociais. Morador do bairro Periquitos, em Ponta Grossa, além que cerca de 3 cachorros estão em situações de maus tratos em uma residência. Entre eles tem um filhote.
De acordo com as informações repassadas, os animais estão sem água, comida, no sol e parecem estarem desidratados. Ainda, um dos cães está acorrentado. O caso já foi denunciado as autoridades e até agora nada foi feito.
O denunciantes conta que um cachorra já morreu no local, de tanto passar fome e sede.
A Prefeitura de Ponta Grossa divulgou hoje que foram registradas 426 ocorrências de maus tratos a animais atendidas pela Guarda Civil Municipal em 2022. O número, referente ao período compreendido entre janeiro e novembro deste ano, já é 40% maior que todos os boletins confeccionados durante todo 2021.
O que são maus tratos a animais?
Os maus tratos se configuram por expor os animais a condições inadequadas de ordem física ou mental. É crime previsto pela Lei Federal 14064/2020 com pena de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, multa e proibição da guarda.
Entre as condutas que incorrem em crime estão:
- Manter o animal preso a correntes ou cordas
- Não oferecer uma alimentação adequada e água à vontade
- Deixar o animal exposto ao sol por longos períodos de tempo
- Manter o animal em locais não-arejados (sem ventilação ou entrada de luz)
- Manter os pets em lugares anti-higiênicos
- Não oferecer assistência médica-veterinária
- Submeter o animal a tarefas exaustivas ou além de suas forças
- Usar animais em espetáculos que possam submetê-los a pânico ou estresse
- Agressões físicas
- Abandonar
Denúncias
As denúncias podem ser encaminhadas através do fone 153 da Guarda Civil Municipal, 156 da Prefeitura de Ponta Grossa ou pelo whatsapp do grupamento de maus tratos da GCM (42) 99155-1024.
7 Comentários