Além do amplo programa de pavimentação Asfalto Novo PG, que já tem mais de R$ 640 milhões em investimentos para obras de asfalto em regiões ainda sem pavimentação, desde 2021 a Prefeitura de Ponta Grossa realizou mais de 60 quilômetros de revitalização em ruas e avenidas que estavam com pavimento ruim, aplicando novo recapeamento asfáltico e fazendo reparos profundos em diversos pontos da cidade.
O trabalho foi realizado com maquinário e equipe próprios do município e se intensificou em 2022, quando a Prefeitura iniciou um plano de investimentos para injetar cerca de R$ 55 milhões em serviços de recuperação que seriam realizados por empresas contratadas pelo Governo Municipal e supervisionados pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos.
Desta forma, a administração deu maior velocidade aos serviços e aumentou a capacidade de atendimento aos locais que precisam deste tipo de recuperação. No total, até hoje, 135 ruas e avenidas já foram total ou parcialmente revitalizadas com a nova pavimentação.
Este é o maior programa da história de Ponta Grossa, conta a prefeita Elizabeth Schmidt. “É um programa de recuperação de ruas de alto impacto, que realizamos em paralelo ao mais amplo programa de novas pavimentações em nossas vilas: o Asfalto Novo. Enquanto por um lado colocamos novamente estas importantes vias em condições melhores do que as originais, por outro nos dedicamos a fazer os projetos, conseguir os recursos e asfaltar cada rua que ainda não conta com a pavimentação”, resume a prefeita.
As revitalizações oferecem maior vida útil, fluidez, conforto e criação de alternativas de tráfego, conta o secretário de Serviços Públicos, Eduardo Marques. “As prioridades do Governo Municipal foram as vias de ligação entre bairros, de circulação relevante para o transporte coletivo, para criação de rotas alternativas e que prevenissem congestionamentos, oferecendo opções aos nossos motoristas e cidadãos”, relembra o secretário.
135 vias revitalizadas
Entre as maiores ou principais vias melhoradas estão as ruas Júlia Lopes (Nova Rússia/Ronda), Dr. Paula Xavier, Ricardo Lustosa Ribas e Silva Jardim (Oficinas/Centro), Eunice dos Reis (Olarias/Cará-Cará), Francisco Camerino, Rio de Janeiro e Minas Gerais (Órfãs/Nova Rússia), Andrade Neves (Uvaranas), além de artérias como trecho da Carlos Cavalcanti (Uvaranas), Ernesto Vilela (Nova Rússia), Balduíno Taques (Órfãs/Estrela/Centro/Oficinas), Comendador Miró (Uvaranas/Ronda) e Visconde de Sinimbu (Boa Vista/Órfãs), além de diversas outras conexões locais ou interbairros.
“É um trabalho 100% necessário. São segmentos que constituem ligações de alta relevância, melhorando a fluidez e oferecendo alternativas para a circulação desses veículos. Quando revitalizamos estas vias, percebemos imediatamente o reordenamento do tráfego, desfazendo pontos onde havia concentração de tráfego e criando novas rotas”, comenta o secretário da pasta.
A revitalização total permite estabilidade na rodagem e previne o desgaste dos veículos, além de uma sinalização mais adequada e com melhor fluidez no trânsito. Também reduz a curto e longo prazos os recursos necessários para reparos emergenciais. Nesta semana, além de finalizar trecho desgastado da Avenida Carlos Cavalcanti, a Prefeitura iniciou nova obra na Avenida Ana Rita, que corta Olarias e Uvaranas.