SEXTA-FEIRA · 26 JUN 2026Ponta Grossa 12°C 🌦️
Publicidade
Política

Desfile da Acadêmicos de Niterói gera reação também de Michel Temer após homenagem a Lula

Desfile da Acadêmicos de Niterói provoca reação de Michel Temer após homenagem a Lula na Sapucaí e representação de ex-presidentes.

Temer
Imagem: Reprodução
Publicidade

O desfile da Acadêmicos de Niterói na Marquês de Sapucaí, no domingo (15), ultrapassou os limites da avenida e ganhou forte repercussão no cenário político nacional. A apresentação, que trouxe como enredo uma homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, incluiu representações simbólicas de ex-presidentes e gerou manifestações públicas, entre elas a do ex-presidente Michel Temer.

Durante a comissão de frente, Temer foi retratado por um ator que encenava a retirada da faixa presidencial da então presidente Dilma Rousseff. Na sequência, a faixa era entregue a um personagem caracterizado como palhaço, em referência ao ex-presidente Jair Bolsonaro. A encenação reforçou o tom crítico adotado pela escola ao abordar momentos recentes da política brasileira.

Em nota oficial, Michel Temer afirmou respeitar a liberdade artística e reconheceu que a sátira política faz parte da tradição do Carnaval brasileiro. No entanto, demonstrou preocupação com o que considera o apagamento de realizações de sua gestão. Ele citou como exemplos as reformas trabalhista, do ensino médio e da previdência.

“O problema é quando adotam o ilusionismo na Esplanada, promovendo a irresponsabilidade fiscal, juros altos e o endividamento público crescente — e negando conquistas, como as reformas trabalhista, do ensino médio e da previdência. É triste ver a troca da ponte para o futuro por uma volta ao passado”, declarou o ex-presidente.

A apresentação também provocou reações de aliados da família Bolsonaro, evidenciando como o Carnaval segue influenciando o debate político nacional, mesmo fora do período eleitoral.

Ao encerrar sua manifestação, Temer utilizou uma frase que chamou atenção nas redes sociais: “Olha o Brasil aí… gente!”. Veja a nota na íntegra:

“A sátira política é parte da tradição do Carnaval. E como defensor da liberdade de expressão e da liberdade artística, não julgo as escolhas feitas como tema na avenida.

Como o samba é o espaço da criatividade e da fantasia, não faz sentido cobrar rigor histórico num enredo ou questionar a troca da crítica social pela bajulação na Sapucaí.

O problema é quando adotam o ilusionismo na Esplanada, promovendo a irresponsabilidade fiscal, juros altos e o endividamento público crescente — e negando conquistas, como as reformas trabalhista, do ensino médio e da previdência. É triste ver a troca da ponte para o futuro por uma volta ao passado.

Olha o Brasil aí… gente!”

 

Leia Mais

Flávio Bolsonaro anuncia ação no TSE após desfile na Sapucaí com críticas a Jair Bolsonaro

Nilson de Paula
Autoria
Nilson de Paula
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela mesma instituição e produtor cultural. Atua como pesquisador das rotinas e das produções jornalísticas, com foco em relações étnico-raciais, história e política, articulando comunicação, análise social e práticas culturais em sua trajetória profissional e acadêmica.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →