Coluna

Dez principais casos ufológicos no mundo

Ola amigos (as) leitores (as), nesta semana vamos falar um pouco sobre a ufologia mundial, mas antes, é importante definir o que é ufologia (UFO) ou ovnilogia (OVNI). A ufologia ou ovnilogia é o conjunto de assuntos e atividades associadas ao interesse em objetos voadores não identificados e fenômenos relacionados que sirvam de objeto de investigação a governos, grupos independentes de jornalistas e cientistas ou interesse da sociedade em geral. Dentre os fenômenos podemos citar os contatos com extraterrestres, sequestros (abduções), comunicações telepáticas, criaturas biologicamente desconhecidas, ou até desastres teoricamente originados por essas entidades.

A ufologia, de modo geral, não atua como uma pesquisa científica reconhecida, isto por que para ser considerada ciência precisa de informações mensuráveis. Desta forma a ufologia é considerada uma pseudociência – “qualquer tipo de informação que se diz ser baseada em fatos científicos, ou mesmo como tendo um alto padrão de conhecimento, mas que não resulta da aplicação de métodos científicos” – interpretação quem vem mudando com as pesquisas atuais, quando os pesquisadores aplicam os métodos científicos dentro de suas pesquisas.

OS DEZ PRINCIPAIS CASOS UFOLÓGICOS NO MUNDO

CASO ROSWELL (EUA, 1947)

O caso foi registrado alguns dias após o piloto Arnold ter visualizado uma suposta nave espacial que teria caído na cidade de Roswell, Novo México. Embora os órgãos do governo americano neguem e tente justificar o fato, os relatos sugerem que a nave e os corpos dos tripulantes teriam sido resgatados pela Força Aérea Americana e levados para uma base secreta. O caso, ainda não esclarecido, gerou muitas polêmicas e muitas teorias da conspiração.

OVNIs SOBRE A CASA BRANCA (EUA, 1952)

O caso ficou conhecido como “Washington UFO Incident”, e relata a aparição de diversos objetos voadores sobrevoando edifícios de Washington, incluindo a residência do presidente. Milhares de pessoas testemunharam e fotografaram os OVNIs e o caso foi noticiado nos principais jornais do País. Sobre este caso, diversas explicações foram dadas, como a de que meteoros e satélites poderiam ter sido confundidos com naves espaciais.

CASO VILLAS BOAS (BRASIL, 1957)

Este caso é de um brasileiro, um dos mais emblemáticos e incomuns no assunto. Antônio Villas Boas, agricultor do interior de Minas Gerais, relatou ter sido abduzido. Em sua permanência na nave, Villas Boas relatou ter participado de experimentos, como ter mantido relações sexuais com uma ET de aparência semelhante à humana. Após quatro horas, o agricultor retorna à fazenda. Anos depois, machas negras surgiram em seu corpo, explicadas como resultado de uma intoxicação radioativa. O caso ocorreu em 1957 e o relato somente foi publicado em 1965, em um periódico estadunidense Flying Saucer Review.

CASO BETTY E BARNEY HILL (EUA, 1961)

Foi conhecido erroneamente como o primeiro caso de contato entre humanos e tripulantes de OVNI. Betty e Barney Hill relataram que no retorno de viagem em New Hampshire, em 19 de setembro de 1961, foram perseguidos por um OVNI discóide. Durante as investigações, através do processo de hipnose, os Hill relataram que foram abduzidos para uma da nave espacial, conversaram com os tripulantes e foram submetidos a exames clínicos pelos extraterrestres.

CASO TRAVIS WALTON (EUA, 1975)

Um dos casos mais conhecidos de suposta abdução alienígena no mundo. O madeireiro Travis Walton teria sido abduzido por um óvni na Floresta Nacional Apache-Sitgreaves, no Arizona, na frente de cinco amigos. Walton ficou desaparecimento por cinco dias, enquanto os amigo relataram o caso à polícia e acabaram suspeitos de assassinato. Após buscas, Travis reapareceu a 80 km de distância do ocorrido com sinais de esgotamento, desidratação e completamente desorientado. Walton acreditava ter sumido apenas por algumas horas. O Caso Walton é um dos poucos casos de abdução com testemunhas oculares.

Relatos recentes apontam que Travis foi atingido acidentalmente por um raio emitido pela nave, e que o mesmo foi levado para tratamento das lesões causadas por este raio.

OPERAÇÃO PRATO (BRASIL, 1977)

Relatos da população de Colares, no Pará, levaram a Força Aérea Brasileira deslocar uma operação militar especial para registrar e verificar ocorrências de luzes e manifestações misteriosas. Nos primeiro meses, os agentes não viram nada fora do comum. Mas a partir do inicio do terceiro mês, objetos luminosos se movimentando erraticamente, naves maiores do que prédios de 30 andares e depoimentos chocantes da população ribeirinha. A operação resultou em 2 mil páginas de documentos, 500 fotos e 16 horas de filme.

SUFFOLK (REINO UNIDO, 1980)

Este foi o caso mais importante de aparição de óvni no Reino Unido, apelidado Roswell britânico. Em dezembro de 1980, um objeto de forma cônica foi visto pousando na floresta de Rendlesham, em Suffolk. A região foi patrulhada e segundo registrado por rádio, o objeto voador levantou vôo com a aproximação dos patrulheiros.

CASO TRANS-EM-PROVENCE (FRANÇA, 1981)

Um agricultor trabalhava em sua propriedade rural em Trans-em-Provence, França, quando ouviu um forte barulho e avistou um objeto voador cair perto dali. O agricultor relatou que o objeto levantou vôo novamente, deixando marcas no solo. A polícia local ouviu o relato do agricultor, fez fotos e recolheu amostras do solo. O caso aconteceu em 8 de janeiro de 1981 e foi investigado por grupos de estudos aeroespaciais, e a investigação foi inconclusiva.

A NOITE OFICIAL DOS OVNIS (BRASIL, 1986)

Um dos casos mais interessantes do Brasil ocorreu em maio de 1986, quando 21 objetos voadores não identificados invadiram o espaço aéreo nacional. Os óvnis foram detectados e registrados em mais de 50 radares, o que impossibilitava a justificativa de falha do sistema. A Força Aérea Brasileira chegou a perseguir e interceptar os óvnis, sem sucesso. Em entrevista à imprensa, o Ministro da Aeronáutica, Octávio Moreira Lima, confirmou os acontecimentos.

CASO ET DE VARGINHA (BRASIL, 1996)

Caso que ocorreu no interior de Minas Gerais, onde três meninas garantem ter visto uma criatura marrom, com grandes olhos vermelhos e três protuberâncias na cabeça, na cidade de Varginha em 20 de janeiro de 1996. Além da criatura, algumas pessoas alegaram ter visto OVNIs na região.

Segundo informações o Corpo de Bombeiros foi acionado e organizou um grupo de busca para o que eles julgaram ser um animal selvagem, capturado com sucesso. Segundo as testemunhas, as criaturas capturadas foram levadas pelos militares brasileiros, através de um complexo sistema de transporte, para os EUA. As autoridades negam o episódio ainda permanece sem explicação. Este caso apresenta similaridades ao Caso Carvalho, já apresentado no artigo anterior.

Dirceu Klemba

Pesquisador de atividades e fenômenos alienígenas na região dos campos gerais (ponta grossa – paraná)

Formação: técnico químico, gestor logístico, licenciado em geografia, bacharel em administração pública

Canal no Youtube – Academia de Estudos – Escola de Mistérios.

https://www.youtube.com/channel/UC7zlbGfyClg8qSFwXFhAGIA

Instagram

@dirceuklemba


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone