Brasil Ponta Grossa

Dia do Orgulho LGBTQIA+ em Ponta Grossa, conheça a representatividade na cidade

Gabriel Aparecido/Cultura Plural
Ponta Grossa avança nas políticas públicas LGBTQIA+ no Dia do Orgulho, comemoração acontece com show de drags no Centro de Cultura.

No Dia do Orgulho LGBTQIA+, comemorado hoje, 28 de junho, Ponta Grossa têm se destacado nos avanços da comunidade nas políticas públicas do município.

Thaís Boamorte, presidente do Conselho Municipal LGBT, atua diretamente com as políticas públicas, analisando PL’s que são contrárias à temática da comunidade, auxiliando na questão de denúncias ao ministério público com relações a feridos de direitos da população LGBT, além de fazer parte da ONG Associação Flor de Lis, que há mais de 10 anos está atuando em Ponta Grossa com a parte da política à população LGBT.

Leia também: Encontro de carros antigos e clássicos reúne mais de 100 veículos em PG

Boamorte ressalta a gestão política voltada para a comunidade e os debates em torno das demandas dos grupos mais afetados, como transsexuais e travestis. “Nós temos um movimento LGBT em Ponta Grossa, nós temos ONGs direcionadas à essa população. A cadeira que eu ocupo é por conta de que eu sou a coordenadora dos Campos Gerais da Aliança Nacional LGBTQIA+, essa aliança é uma ONG a nível nacional, nós estamos presentes em todos os estados e na maioria das cidades do Brasil.”, disse.

Confira abaixo o áudio na íntegra de Thaís Boamorte sobre o assunto:

Thaís destaca ainda que estão ocorrendo ações em prol de políticas públicas para a comunidade LGBTQIA+ na cidade. Ela ressalta a defasagem das políticas públicas para a população e a necessidade de um atendimento mais efetivo na área de saúde. “No dia 17 de maio desse ano fizemos uma audiência pública na Câmara de Ponta Grossa onde contou com pessoas envolvidas no movimento e integrantes do movimento para entender as demandas no município. Principais assuntos debatidos foram com relação à população transsexual, hormonização, tratamento, e um desejo dessas pessoas que é a de um ambulatório em Ponta Grossa, algo que já está sendo discutida a viabilidade disso”, conta.

Confira abaixo o áudio na íntegra de Thaís Boamorte sobre o assunto:

A cidade de Ponta Grossa sediou a Parada Cultural LGBTQIA+ dos Campos Gerais em 2018, um importante evento de direitos humanos na região. Desde então, a cidade ganhou visibilidade nacional ao ter a Câmara Municipal ocupada por LGBTs, resultando na conquista do Dia Municipal de Luta contra o Preconceito e Discriminação.

O Vereador Dr Erick Camargo também falou com o portal Boca no Trombone e comentou sobre a data no município, afirmando que como parlamentar, tem uma atuação bastante ativa em diversos segmentos mas um deles principalmente, até pela sua formação médica, é o respeito ao ser humano. “Eu como parlamentar eleito aqui em Ponta Grossa, tenho a alegria de poder lutar por essa bandeira também aqui dentro da Câmara Municipal. Nós temos que exigir e que seja cumprida a legislação que garante desde 2019 que o crime de homofobia seja válido”, disse.

O parlamentar também afirma que quando há algum projeto de lei que ataca, muitas vezes de forma velada, determinado grupo, ele se posiciona contra e afirma que está pronto para votar contra projetos discriminatórios na cidade. “Eu como parlamentar, tenho a obrigação de fazer valer a legislação e precisamos quebrar paradigmas aqui dentro da nossa cidade, de que a homofobia não seja impregnada, nós temos uma cultura um pouco tradicionalista demais, mas temos que lembrar que os direitos de cada pessoa são invioláveis, cada um tem o direito de ser quem é e precisa ser respeitado da maneira como é”, enfatiza Camargo.

Confira abaixo o áudio na íntegra do vereador Dr Erick Camargo sobre o assunto:

Em comemoração ao Dia do Orgulho, um show de drag queens intitulado “Holofotes” será realizado hoje (28), com toda a arrecadação destinada aos cachês das performers. O evento, que já teve os ingressos esgotados, acontecerá no Centro de Cultura, e conta com o apoio do Conselho Municipal LGBT de Ponta Grossa e da comissão de diversidade da OAB.

O portal Boca no Trombone apoia a comunidade LGBTQIA+ e luta contra toda e qualquer discriminação de raça, gênero, etnia e demais diversidades.


Lucas Portela

Lucas Portela

Lucas é jornalista formado em Bacharel pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa.

Graduado desde 2021, possui experiência com redação em portais de notícia, trabalhou nos bastidores de uma emissora de TV local, se aventurou como produtor audiovisual em uma agência de publicidade, já estagiou como assessor de imprensa na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa e atualmente exerce o cargo de jornalista redator no portal Boca no Trombone.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Mais Lidas

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone