Hoje (08) os olhos do mundo vão se voltar para o céu, enquanto Canadá, Estados Unidos e México preparam-se para testemunhar um espetáculo celestial: um eclipse solar total e parcial. Infelizmente, o fenômeno não será visível no Brasil.
O que é um eclipse solar total?
É quando a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra, bloqueando completamente a luz solar que chega ao nosso planeta. Esse bloqueio transforma momentaneamente o dia em noite, oferecendo um espetáculo único para os observadores terrestres.
De acordo com a NASA, o alinhamento entre os corpos celestes está previsto para durar quatro minutos e 28 segundos no México. Nos Estados Unidos, esse período será de 4 minutos e 26 segundos, enquanto no Canadá alcançará 3 minutos e 21 segundos.
Além do eclipse solar total, também é possível ocorrer um eclipse solar parcial ou anular, no qual a Lua bloqueia apenas parte da luz do Sol, sem um alinhamento completo entre os três corpos celestes.
Estima-se que mais de 30 milhões de pessoas estejam no caminho do eclipse, podendo desfrutar tanto da versão total quanto parcial do fenômeno, dependendo de sua localização e das condições climáticas.
Para aqueles que não conseguirem presenciar o evento ao vivo, a NASA planeja uma transmissão ao vivo, com programação das 14h às 17h (horário de Brasília), contando com entrevistas em inglês e espanhol, além de imagens do trajeto do eclipse.
O início do eclipse solar total está previsto para as 15h07, horário de Brasília. Para os interessados, o Observatório Nacional, unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, também transmitirá o evento em seu canal no YouTube, a partir das 12h30.
Leia também: Paraguai expulsa 25 presos brasileiros e os entrega à Polícia Federal