Uma equipe da Educação Infantil e também do ensino de Língua Inglesa de Guarapuava, região Centro-Sul do Paraná, visitou CMEIs de Ponta Grossa, nesta última semana, em busca de referências pedagógicas inovadoras para aprimorar as práticas da Educação Infantil no município. O grupo foi recebido por integrantes da Secretaria Municipal de Educação.
Este é o segundo grupo do município que visita os Campos Gerais – outra comitiva conheceu a Educação ponta-grossense em março deste ano. No ano anterior, havia sido a vez de Ponta Grossa conhecer as práticas em Guarapuava. Entre os desafios estão a desmistificação de conceitos e a adoção de novas práticas inovadoras – processo em que a Rede Municipal de Ensino de Ponta Grossa está avançando com sucesso.
“Nos alegramos muito por receber as professoras de outros municípios para trocar experiências, oferecendo ideias que possam contribuir para o desenvolvimento de suas redes e de seus estudantes”, comentou a secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves.
Desta vez, o objetivo de Guarapuava foi conhecer mais detalhes sobre a Educação Infantil, suas práticas pedagógicas e, também, sobre o programa English For Kids, que é oferecido para o público a partir do Infantil IV em Ponta Grossa e a partir do 5º ano naquela cidade, com o programa Guará Kids.
Uma das integrantes do grupo, professora Patrícia Nascimento, assessora pedagógica da Educação Infantil, conta que conhecer realidades distintas e a busca por propostas inovadoras na área são formas de melhorar o ensino em Guarapuava. “Sempre buscamos coisas novas, visando o nosso crescimento, e sempre fala-se muito bem da Educação de Ponta Grossa. Conhecemos os CMEIs e estamos encantadas, vamos pensar em levar muitas coisas para nossa cidade”, elogia a professora.
Entre as metodologias, a equipe destaca a prática que usa os símbolos individuais dos alunos e das turmas para conduzir o aprendizado na Educação Infantil. “Outra coisa que nos chamou muito a atenção foi a questão do protagonismo da criança, vimos que aqui está sendo feito isso e buscamos levar”, comenta a professora Amanda Guiné Finger.
Visita – Quatro professoras guarapuavanas participaram da visita nesta sexta: Daiane Aparecida Nascimento, Patrícia Nascimento, Luciana Hey e Amanda Guiné Finger.
Leia também: Prefeito de Telêmaco Borba é diagnosticado com dengue e pneumonia