Política

Fato ou Fake? Imagem de votação da PL do IPTU em Ponta Grossa circula nas redes sociais

Autismo_Camara_2
Imagem: Luiz Lacerda | CMPG
É fake! Fotos divulgadas são referente à primeira votação, mas houve uma segunda e definitiva sessão que encerrou empatada e rejeitou o PL

Circula nas redes sociais o placar de uma votação do projeto de lei conhecido como PL do IPTU, na Câmara dos Vereadores de Ponta Grossa. Trata-se do Projeto de Lei  353/2021, que foi rejeitado após uma segunda votação realizada em dezembro de 2021. 

O intuito das postagens era mostrar quais vereadores votaram a favor da aprovação do artigo, que foi popularmente introduzido como um futuro aumento do Imposto Predial Urbano de Ponta Grossa. O Portal Boca no Trombone foi verificar quais informações procedem e quais não. 

O que é o PL 353/2021? 

O projeto de Lei foi proposto pela prefeita Elizabeth Schmidt (PSD) e teve como ideia corrigir a Planta Genérica de Valores (PGV), índice utilizado como base para o cálculo do IPTU. A justificativa era de que a PGV estava sem atualização desde 1998 e que o valor arrecadado em IPTU era abaixo de cidades com número similar de cadastro.

Em 2020, Ponta Grossa arrecadou R$ 72.332.025,17 em IPTU. Outras cidades como Maringá e Londrina arrecadaram acima dos 100 milhões de reais. 

A proposta do PL era corrigir a PGV em 50%, além de aumentar de 26 para 105 categorias de avaliação, sob alegação de que haveria cobertura ampla da variação do metro quadrado. O PL defendeu que o reajuste ampliaria a arrecadação de IPTU e que parte do valor arrecadado seria destinado à saúde e educação. 

Como foi a votação? 

O PL 353/2021 foi rejeitado após duas sessões de votação. A primeira, realizada no dia 13 de dezembro de 2021, teve 12 votos favoráveis contra seis contrários que aprovaram o projeto. Veja abaixo quais vereadores votaram contra e quais votaram a favor: 

2

Já na segunda votação, no dia 15 de dezembro de 2021, o material foi rejeitado após um empate em nove votos contra e nove votos a favor. O PL 353/2021 foi rejeitado pela Câmara Municipal e não entrou em vigor de forma definitiva. 

1

Entre a primeira e a segunda votação, três vereadores mudaram o seu voto: Jairton da Farmácia (PDT), Leo Farmacêutico (UNIÃO) e Missionária Adriana Jamier (PL) eram a favor da aprovação mas, na segunda sessão, votaram contra a aprovação do material. 

Desse modo, a imagem que circula nas redes sociais não procede. O placar divulgado é o da primeira votação, sendo que o material ainda viria a ser votado em uma segunda oportunidade. 


Vinicius Sampaio

Vinicius Sampaio

Sou formado em Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Sou repórter do jornal Boca no Trombone, responsável por policial, esportes e política. Facilidade em comunicação visual, textual e verbal. Possuo conhecimento e um apreço especial por jornalismo de dados.

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG Entenda sobre a Central de leitos no PR