Um levantamento do portal Boca no Trombone mostra que 52% dos vereadores ativos estão em seu primeiro mandato na Câmara de Ponta Grossa. Isso representa dez dos 19 legisladores que compõem a legislatura. Os dados constam na plataforma Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Entre os dez vereadores que assumiram as cadeiras legislativas, estão Leandro Bianco (Republicanos), Dr. Erick (PV), Ede Pimentel (PDT), Filipe Chociai (PSD), Izaias Salustiano (PL), Jairton da Farmácia (PDT), Joce Canto (PP), Josi do Coletivo (PT), Leo Farmacêutico (UNIÃO) e Missionária Adriana Jamier (PL).
REELEITOS
Em relação ao grupo de reeleitos, nove vereadores já integraram pelo menos duas vezes ao cargo legislativo municipal. Zeca (UNIÃO) e Maurício Silva (UNIÃO) lideram o ranking de reeleições, com quatro mandatos.
Maurício está em sua quinta participação como vereador, mas assumiu sua cadeira como suplente. Nas eleições municipais de 2020, o empresário alcançou a suplência e veio a tomar posse no fim de 2023, assumindo a cadeira deixada por Felipe Passos (PSDB).
Veja um gráfico de como está a separação entre os dois grupos na Câmara de Vereadores de Ponta Grossa:
CANDIDATOS NAS ELEIÇÕES 2024
Dos 17 dos 19 vereadores ativos em Ponta Grossa são candidatos nas eleições de 2024. A partir destes números, apenas dois legisladores deixarão o pleito a partir de 2025: Filipe Chociai (PSD), atual presidente da Câmara, e Josi do Coletivo (PT).
Comentar