O ex-jogador de basquete, Fausto Giannecchini, que integrou a seleção brasileira e participou do Campeonato Mundial de 1978, última grande campanha do basquete masculino em grandes eventos, estará presente na abertura da primeira Exposição do Memorial do Basquetebol de Ponta Grossa, que acontece de 8 a 21 de novembro, no Colégio Sepam.
O armador, de 1,82, atuou entre 1970 e 1992, fazendo história com as camisas de equipes como a de Franca, Sírio e Vila Nova.
Ao todo, a carreira esportiva de Fausto acumulou incríveis sete títulos brasileiros (1971, 1973, 1974, 1975, 1980, 1981 e 1983). Está entre os maiores armadores do basquete brasileiro, além de estar empatado com Marcelinho Machado nos atletas com mais títulos nacionais. Fausto também brilhou com a seleção brasileira, faturando três edições do Sul-Americano (1973, 1977 e 1983), além do bronze no Mundial de 1978.
Leia também: Grupo de alunos e equipe pedagógica são atacados por abelhas na Fazenda Capão Alto em Castro
O Memorial do Basquetebol de Ponta Grossa recebeu, esta semana, o deferimento de imunidade do pagamento do ITCMD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos), da Receita Estadual do Paraná. O pedido de imunidade foi feito pela diretoria do Memorial, em julho deste ano, em relação a doação de uma área de 2.859,32 m², situada à rua Edson Carlos Ferreira Berger, no bairro de Olarias, cedida pelo Poder Público de Ponta Grossa (Lei N. 14.755). Assim, dentro dos próximos dias, a entidade terá a escritura do terreno gratuita, isenta de pagar a taxa do imposto no valor de 40 mil reais.
A ideia é utilizar a área para as futuras instalações de Memorial, que ainda está em fase de estudo do projeto arquitetônico. O objetivo da entidade é eternizar a memória do basquetebol princesino, que ao longo de décadas se funde com a própria história do basquete paranaense e brasileiro.
Siga o Portal Boca No Trombone no Instagram