Brasil Destaque

Festa junina: saiba como a celebração a um santo se tornou uma das festas mais populares do país

sao-joao Boca no Trombone
Festa milenar é celebrada durante os meses de junho, julho e agosto no Brasil

Hoje, 24 de junho, é dia de São João, santo que dá nome a uma das principais festas brasileiras. As festas juninas, com suas bandeirinhas coloridas, fogueiras, comidas típicas e ritmos contagiantes, são uma das celebrações mais tradicionais do Brasil. Com isso, o BNT te mostra como surgiu esta festa:

A origem das festas juninas remonta às festividades pagãs realizadas na Europa durante o solstício de verão, que ocorre em junho no hemisfério norte. Com a consolidação do cristianismo na Europa, essas comemorações foram incorporadas ao calendário festivo do catolicismo, a fim de homenagear santos populares, como Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo. Atualmente, os dias de honra a esses santos são celebrados nos dias 13, 24 e 29 de junho, respectivamente.

No Brasil, as festas juninas começaram a ser celebradas no século 16, durante o período de colonização, com a chegada dos portugueses. Naquela época, as homenagens aos santos juninos eram marcadas por procissões, missas, danças e comemorações populares. Ao longo do tempo, as festas juninas no país foram influenciadas também pelas tradições indígenas e afro-brasileiras, incorporando elementos culturais locais.

A cultura indígena contribuiu com rituais relacionados à agricultura e à fertilidade, estabelecendo uma conexão com os elementos pagãos europeus ainda presentes nas manifestações populares. Por sua vez, a influência africana trouxe as danças, músicas e instrumentos típicos, como o tambor e a zabumba, que se tornaram parte essencial das festas juninas brasileiras contemporâneas.

Assim, a festa junina se popularizou no interior do Brasil, tornando-se um símbolo nacional ao longo dos anos e consolidando-se como parte do calendário festivo do país, com os tradicionais “arraiás”. Hoje, a festa é celebrada de diversas formas, justamente por esta união de culturas e simbologias que fazem parte da história do país.

Quem é São João?

Conhecido na Igreja Católica como João Batista, o santo foi um dos profetas da antiguidade e ficou famoso por realizar batismos no Rio Jordão, incluindo o de Jesus Cristo. A partir de São João, originaram-se alguns ritos tradicionais do mês de junho, como o costume de acender fogueiras em honra aos santos celebrados nessa época do ano.

As festas juninas são uma demonstração da riqueza cultural do Brasil, unindo tradições de diferentes origens em uma celebração alegre e festiva. A cada ano, milhares de pessoas participam desses eventos, vestindo trajes típicos, dançando quadrilhas e saboreando as delícias gastronômicas que fazem parte dessa festividade tão amada pelos quatro cantos do país.

Com informações da National Geographic

Leia também: Homem tenta assaltar lanchonete, mas foge ao ver segurança e acaba preso em PG

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Todo técnico precisa ser um pouco psicólogo Colabore com o Natal Solidário de PG Meninas brigam em frente à Colégio de PG Esporte Emoção com Jorge Ferreira Cobra rara encontrada em PG Mulher é ex3cutada na Vila Margarida Médico que matou a mãe deve ser passado por avaliação médica