Evento

Festival Araucária abre inscrições para mostras competitivas de cinema em Ponta Grossa

O evento promete ser um marco para o setor cultural da região, fortalecendo a produção local e ampliando o acesso ao cinema independente brasileiro Boca no Trombone O evento promete ser um marco para o setor cultural da região, fortalecendo a produção local e ampliando o acesso ao cinema independente brasileiro
Divulgação
O evento promete ser um marco para o setor cultural da região, fortalecendo a produção local e ampliando o acesso ao cinema independente brasileiro

A partir do dia 26 de março, cineastas e produtores audiovisuais de Ponta Grossa, dos Campos Gerais, do Paraná e de todo o Brasil poderão inscrever suas obras na primeira edição do Festival Araucária dos Campos Gerais de Audiovisual. O evento será realizado entre os dias 2 e 8 de junho de 2025 e promete movimentar a cena cinematográfica da região.

Organizado pelo Coletivo Araucária, o festival nasceu do desejo de artistas e produtores culturais em ampliar os espaços de circulação do audiovisual no estado. “A proposta do festival surgiu no anseio de amigos e produtores de diferentes segmentos artísticos que buscam promover um espaço para circulação audiovisual na região dos Campos Gerais do Paraná”, explica Larissa Clausen, produtora cultural e proponente do projeto.

A iniciativa foi viabilizada pelo edital da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Ponta Grossa, através da Lei Paulo Gustavo do Ministério da Cultura do Governo Federal.

Fomento ao audiovisual e descentralização da cultura

O festival se propõe a fortalecer o setor audiovisual no Paraná, ampliando a visibilidade das produções regionais. “O festival é um ato de resistência do audiovisual no estado, busca criar novos espaços de circulação capazes de descentralizar a cultura no Paraná”, afirma Angelo Rocha, jornalista e produtor do festival.

Para isso, o evento aposta em iniciativas diversas, como oficinas e mostras em escolas públicas, projetos sociais e cursos de graduação de universidades de Ponta Grossa. Além disso, busca articular exibições de produções locais e fortalecer a conexão entre coletivos e produtores audiovisuais da região.

Categorias inspiradas na Araucária

A identidade visual e conceitual do festival foi desenvolvida pelo produtor audiovisual Alisson Nascimento. “O nome surge da simbologia e importância ecológica da Araucária, árvore símbolo do Paraná”, explica Alisson.

As categorias competitivas também foram inspiradas na árvore:

  • Mostra Pinhão: destinada a produções dos Campos Gerais;
  • Mostra Galhos Verticais: focada no estado do Paraná;
  • Mostra Floração: aberta a produções de todo o Brasil.

Inscrições e regulamentação

Os interessados já podem acessar o regulamento e o formulário de inscrição no site oficial do festival: https://www.festivalaraucaria.com/o-festival. A curadora do festival, Camila Bourguignon de Lima, reforça a importância da leitura atenta do regulamento, que estabelece os critérios de participação. “Serão válidas produções concluídas entre os anos de 2023, 2024 e 2025. No regulamento, estão reunidas todas as informações necessárias sobre inscrição, participação, avaliação e premiação”, explica.

Encerrando a programação, no último dia do festival, um encontro especial promoverá a troca de experiências entre os participantes e profissionais renomados do cinema paranaense. Os detalhes da programação completa serão divulgados em breve no site e redes sociais do evento.

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Previsão do tempo de 11 a 13 de abril Fim da espera! Ocorrências policiais. Notícias polícias do dia 24/03/25 em PG Colisão frontal na BR-373 deixa homem ferido em Ponta Grossa Operação da PRF resulta em apreensão de 11,9 toneladas de drogas na fronteira Motorista se joga de caminhão em chamas para se salvar