O cinema brasileiro está atravessando um período de grande relevância e reconhecimento internacional. O longa-metragem ‘Ainda estou aqui’, dirigido pelo renomado cineasta Walter Salles, conquistou indicações nas prestigiadas categorias de Melhor Filme e Melhor Filme Estrangeiro do Oscar 2025. O anúncio das indicações foi realizado nesta quinta-feira (23) pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Los Angeles, uma das instituições mais respeitadas da indústria cinematográfica.
Além das menções ao filme, a atriz Fernanda Torres também recebeu destaque ao ser indicada para o prêmio de Melhor Atriz. A artista já havia sido agraciada com o Globo de Ouro na categoria Drama no dia 6 deste mês, consolidando sua atuação na indústria. No filme, Torres interpreta Eunice Paiva, uma advogada que vive a dor da perda de seu esposo, Rubens Paiva, deputado federal que foi assassinado durante o regime militar em 1971.
Esta é uma ocasião histórica, pois ‘Ainda estou aqui’ se torna a primeira produção brasileira a ser indicada ao Oscar desde 1999. A cerimônia de premiação está agendada para ocorrer em 2 de março do próximo ano, e as expectativas são altas tanto para a equipe do filme quanto para o público que acompanha a trajetória do cinema nacional.
Leia também: UEPG lamenta falecimento de acadêmica do curso de licenciatura em Artes Visuais.