#VCcomaBNT Destaque

Gestante aguarda mais de 10 horas por parto no HUMAI

Paciente denuncia que o hospital se negava realizar o procedimento. Gestante de apenas 20 anos aguardava desde meia noite pela cirurgia.

Uma gestante passou por momentos de angústia e dor intensa enquanto aguardava por mais de 10 horas, para realizar uma cesárea no Hospital Universitário Materno Infantil (HUMAI) em Ponta Grossa. O marido da paciente pediu ajuda ao portal Boca no Trombone, alegando que os médicos do hospital se negaram a atendê-la para realizar o procedimento.

Renata de Paula Fernandes, de 20 anos, entrou em trabalho de parto durante a madrugada, porém a dilatação estagnou em 7 cm, impossibilitando o parto normal. A paciente e sua família insistiram para que fosse realizada a cesárea, devido às fortes dores e à falta de progresso no trabalho de parto. No entanto, o hospital se recusou a realizar o procedimento.

Leia também: Prefeitura notifica 92 proprietários por falta de limpeza de terrenos

A situação ganhou repercussão e chamou a atenção para a lei da Mabel Canto, que defende o direito da mãe de escolher entre o parto normal e a cesárea. A Lei Estadual n.º161/2019, de autoria da deputada Mabel Canto (PSC), alterou a Lei Estadual n. 19.701/2018, a qual dispõe sobre a violência obstétrica e sobre os direitos da gestante e parturiente no Paraná. Essa lei tem beneficiado centenas de mães em todo o estado, garantindo o direito de escolha da via de parto.

A equipe do portal Boca no Trombone foi até o hospital e, após a chegada da reportagem, a paciente foi encaminhada para a sala de cirurgia, dando início ao procedimento. Também buscamos contato com a direção do HUMAI para obter esclarecimentos, mas fomos negados.

Até o fechamento desta matéria a assessoria do HUMAI não retornou sobre o caso.

Foto: Igor Rugilo

Lucas Portela

Lucas Portela

Lucas é jornalista formado em Bacharel pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa.

Graduado desde 2021, possui experiência com redação em portais de notícia, trabalhou nos bastidores de uma emissora de TV local, se aventurou como produtor audiovisual em uma agência de publicidade, já estagiou como assessor de imprensa na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa e atualmente exerce o cargo de jornalista redator no portal Boca no Trombone.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Curiosidades de Ponta Grossa – 201 anos Cronograma de oficinas EFAPI Como lidar com a fumaça Denúncias de ataque de cão Dicas de viagens Saúde do coração Canais Setembro Amarelo