Destaque Política

Governo brasileiro denuncia Israel em tribunal internacional por “invasão de territórios palestinos”

A denúncia se dá após a crise de relacionamento entre o governo do Brasil e o de Israel, ocasionada após uma fala do presidente Lula

O governo brasileiro denunciou Israel pela “invasão de territórios palestinos” na Corte Internacional de Justiça de Haia. A ação aconteceu nesta terça-feira (20).

De acordo com o governo brasileiro, os ataques feitos por Israel a territórios palestinos estão configurando “algo ilegal” e comparou a ofensiva a uma “anexação de território”. “As ações de Israel não podem ser aceitas ou normalizadas pela comunidade internacional”, disse a delegação do Itamaraty.

A denúncia se dá após a crise de relacionamento entre o governo do Brasil e o de Israel, ocasionada após uma fala do presidente Lula (PT) que, enquanto pedia um cessar-fogo na guerra, comparou os ataques israelenses contra o povo palestino com o holocausto, causado por Adolf Hilter nos anos 1940.

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu disse que ficou “extremamente ofendido” com as declarações de Lula e pediu uma retratação do presidente brasileiro. O Itamaraty disse que Lula não irá se retratar pela fala.

Cerca de 33 países pediram o cessar-fogo dos combates após a fala de Lula, dentre eles Estados Unidos e Espanha. A guerra entre Israel e o grupo Hamas, que controla parte de Gaza, já dura há 4 meses e matou cerca de 30 mil pessoas.

Leia também: Após recesso, Câmara retorna as atividades nesta segunda (19). Veja as leis aprovadas


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Relembre o Bosque de Luz de Ponta Grossa PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG