Brasil

Governo estuda retomar o horário de verão para poupar energia devido à seca

Imagem do WhatsApp de 2024-09-11 à(s) 17.36.54_fe27f58a
A informação foi dada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin e pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Seca atinge 1.400 cidades

Membros do governo Lula (PT) confirmaram, nesta quinta-feira (11), que há a possibilidade de uma retomada do horário de verão no Brasil.

A informação foi dada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. O motivo seria o tempo seco e a estiagem forte que atinge o Brasil.

“A adoção do horário de verão está em fase de avaliação”, disse Silveira para a imprensa. Já o vice-presidente afirmou que o retorno do horário de verão pode ajudar a minimizar o impacto da seca. “Não vai faltar energia, mas nós precisamos poupar. Então, o horário de verão pode ser uma boa alternativa para poupar energia”, avaliou.

O horário de verão consiste em adiantar o relógio em uma hora, entre os meses de outubro e fevereiro. A medida faz com que o anoitecer aconteça próximo às 20h, o que reduz o consumo de energia. 

A medida estava em vigor no Brasil há décadas, mas foi extinta no início do governo Jair Bolsonaro, em 2019. Atualmente, o Brasil enfrenta uma das piores secas de sua história. Cerca de 1.400 cidades estão em níveis de alerta devido as mudanças climáticas.

Leia também: “A cidade não precisa de político, precisa de gestor”, diz Magno sobre oponentes


Carlos Solek

Carlos Solek

Castrense, formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2020-2023). Atua no portal BNT desde setembro de 2022.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Propostas dos candidatos à prefeitura de PG Denúncia de violência contra mulher Curiosidades de Ponta Grossa – 201 anos Cronograma de oficinas EFAPI Como lidar com a fumaça Denúncias de ataque de cão Dicas de viagens