Paraná

Governo orienta alunos a irem para as aulas; professores grevistas terão salários descontados

AEN
Greve inicia dia 03. Governo diz que qualquer paralisação compromete gravemente o cronograma de estudos e, consequentemente, o rendimento dos alunos

A Secretaria de Educação do Paraná (Seed-PR), informou nesta quarta-feira (29), que professores e funcionários da Educação que aderirem à greve terão desconto em folha de pagamento a partir de segunda-feira (03) .

Diretores e chefes de núcleo foram orientados a encaminhar os dados para o gabinete da pasta. O governo diz que qualquer paralisação compromete gravemente o cronograma de estudos e, consequentemente, o rendimento dos alunos.

A orientação aos pais é que encaminhem os filhos à escola normalmente, pois as aulas continuam conforme o calendário escolar. Os diretores precisam garantir o funcionamento das escolas e a entrada de estudantes, servidores e terceirizados.

Se os terceirizados forem impedidos de trabalhar, o pagamento do dia não-trabalhado não será descontado da empresa, que deve comunicar à Secretaria, mas ficará sob a responsabilidade do diretor.

Motivo da greve

De acordo com o sindicato, mais de 4 mil educadores(as) participaram da Assembleia e definiram pela paralisação total das atividades em resposta ao projeto do governador Ratinho Júnior (PSD) em terceirizar 200 escolas do Estado. A greve inicia na próxima segunda (03).

“Nós precisamos do engajamento nessa frente de luta de todos(as) os(as) professores(as) e funcionários(as), independente do contrato. Nós precisamos do engajamento, nessa luta, de pais e mães e de toda a comunidade paranaense, pois é o direito de acesso a uma escola pública de qualidade que está sendo negado”, explica a presidente da APP, Walkiria Olegário Mazeto.

O projeto em questão é o ‘Parceiros da Escola’, que visa implementar um programa de terceirização em duzentos colégios estaduais do Paraná. O projeto, que deverá ser encaminhado para a ALEP, teria sido apresentado aos deputados da base governista. Entenda todo o projeto clicando aqui.

A decisão de greve também foi tomada devido à falta de diálogo com o governo sobre pautas para a categoria com o pagamento da Data-Base, reivindicado pela categoria desde o governo Beto Richa (PSDB).

Com informações da AEN e APP Sindicato


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG Entenda sobre a Central de leitos no PR