Destaque Entretenimento

Grupo de Teatro de PG volta ao Ópera com ‘O que o mordomo viu’

Grupo de Teatro de Ponta Grossa apresenta novamente "O que o Mordomo Viu" em peça provocativa e inovadora. 1 e 2 de agosto, no Cine Teatro Ópera.

O Grupo de Teatro de Ponta Grossa (GTPG) volta aos palcos nesta terça e quarta (1 e 2) com a peça “O que o Mordomo Viu”.

As apresentações acontecem a partir das 20h, no Auditório A do Cine Teatro Ópera. A classificação indicativa é 18+ e o ingresso é solidário: um quilo de alimento ou um agasalho. A promoção é da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, e faz parte das programações dos 200 anos de Ponta Grossa.

Leia também: Lei garante acompanhamento em Libras para gestantes com deficiência auditiva em PG

A peça estreou no dia primeiro de julho, dentro da programação da Virada Cultural de Ponta Grossa, realizada pela Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Cultura. Agora, retorna para mais duas apresentações.

‘O que o Mordomo Viu’ é uma construção farsesca, escrita pelo autor inglês, Joe Orton, com direção de Emerson Rechenberg. O espetáculo retrata, com fina ironia, um dia no cotidiano de uma clínica psiquiátrica britânica, na década de 1960, a partir da visão típica do humor inglês: ácida e sutil.

O título faz referência a uma das maiores instituições britânicas que é o mordomo, profissional conhecedor de todos os pecados de uma família e fiel depositário dos segredos. Em cerca de uma hora e meia, o texto, escrito em 1967, vai conduzindo o público a refletir sobre temas espinhosos, como a própria abordagem das doenças mentais, a hipocrisia, o preconceito e as mazelas de certos setores da sociedade, que ainda continuam atuais.

Rechenberg destaca que esta é a primeira montagem brasileira desse texto, seguindo os moldes em que foi escrito. “É um espetáculo provocativo e até mesmo incômodo e desconfortável em alguns momentos”, avalia.

Uma das propostas inovadoras da direção é a utilização de um elenco formado por seis atrizes, que interpretam os quatro papéis masculinos e os dois femininos da trama. “A peça traz algumas situações nas quais o local de fala pertence à mulher, por isso esta escolha”, conta Emerson.

O Grupo de Teatro de Ponta Grossa é um dos corpos estáveis mantidos pela Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Cultura.

SERVIÇO

Peça “O que o Mordomo Viu”

Data: Terça e quarta-feira (1 e 2)

Hora: 20h

Local: Auditório A do Cine Teatro Ópera,  R. Quinze de Novembro, 468

Entrada: Ingresso solidário: um quilo de alimento ou um agasalho


Das assessorias

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone