Equipe da Polícia Civil com apoio da Polícia Militar de Castro ao cumprir mandado de prisão preventiva na região do Hervalzinho, zona rural de Castro, na tarde de sexta-feira (16), foi abordada por Heliton Israel Mendes de 35 anos, que tentava efetuar disparos contra os policiais. O indivíduo que estava foragido de Reserva, acabou sendo morto dentro de uma residência com quatro tiros em confronto com a polícia que revidou a agressão.
A polícia prestou socorro, acionou o Siate, mas o suspeito morreu no local. Polícia Científica realizou a perícia e após o corpo foi levado para o IML de Ponta Grossa.
Conforme os delegados Marcondes Ribeiro e Renata de Souza Batista, o foragido tinha um mandado de prisão preventiva, decorrente da instauração de inquérito policial de atribuição da Delegacia de Polícia Civil de Reserva, para apuração dos crimes de descumprimento de medida protetiva e tentativa de feminicídio, em razão de agressões à mulher.
No dia 13 de agosto, o indivíduo teria levado a mulher até um matagal, desferido vários golpes de facão em seu corpo e teria mantido a mulher em seu poder durante à noite, além de realizar ameaças de cortar as pontas dos seus dedos e a todo tempo encostando a arma branca na ponta do seu nariz, enquanto proferia ameaças.
Além disso, ele tinha grande histórico criminal, com envolvimento em crimes de posse ilegal de arma de fogo, violência doméstica, ameaça e outros crimes.
A Polícia Civil de Castro instaurou inquérito policial para apurar a dinâmica dos fatos e verificar se houve legítima defesa por parte dos policiais.
Relembre o caso: Identificado homem que morreu em confronto com a polícia de Castro