Começa a ser pago a partir de sexta-feira (10), o IPTU 2024 em Castro que agora é digital. O morador poderá pagar o imposto de duas formas, escolhendo a opção de cota única com até 10% de desconto ou parcelando em até oito vezes.
Atualmente o município possui 20.677 cadastros imobiliários. A reportagem do Portal Boca no Trombone conversou com a superintendente de cadastros, Patrícia de Oliveira, sobre o que levou a prefeitura tomar a decisão de fazer o IPTU desse ano de forma digital. Ela conta que “o IPTU como outros serviços prestados pelo município, já possui seu acesso pelas mídias digitais ha alguns anos, a migração total para o digital já era uma tendência a ser adotada. É importante que a gestão pública acompanhe as evoluções do mundo, que geram mais comodidade e conforto aos cidadãos, além de ter um olhar voltado a sustentabilidade na economia de papel, tempo e energia gastos na velha maneira tradicional dos carnês impressos”.
Patrícia comenta que neste ano iniciaram as entregas em pontos de apoio para aqueles que possuem menos facilidade ou até mesmo não possuem acesso a internet, com antecedência de 30 dias da data de vencimento. “Portanto, é natural que os primeiros dias tenham um fluxo menor de pessoas e que provavelmente se intensificará agora mais próximo a data de vencimento. Os relatórios são monitorados diariamente e até o momento estamos satisfeitos com os resultados, lembrando que como é ano de implantação e novidade, todos os resultados serão avaliados e comparados posteriormente”. Os pontos de apoio ficam na Antiga Câmara Municipal e na Secretaria Municipal da Educação.
Pagamento
O morador pode optar pelo pagamento em cota única com 10% de desconto ou parcelando em até oito vezes. Esse ano, a estimativa da prefeitura é fechar o ano com arrecadação de 70% do valor lançado que foi em torno de R$ 14 milhões.
Para emissão das guias do IPTU, pode acessar clicando aqui
Leia também: 30 detentos da Cadeia de Castro são batizados pela Igreja Universal