Mundo

Irã pode enriquecer urânio para bomba em poucos meses, diz chefe da ONU

Aiatolá-750x459 Boca no Trombone Aiatolá-750×459
Foto: reprodução.
Rafael Grossi alerta que o Irã pode enriquecer urânio em pouco tempo; instalações nucleares resistiram a ataques dos EUA e Israel

O Irã mantém capacidade tecnológica e industrial suficiente para voltar a enriquecer urânio em níveis que podem viabilizar a construção de uma bomba nuclear em questão de meses — ou até em menos tempo. O alerta foi feito por Rafael Grossi, diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), em meio à escalada de tensão envolvendo o país persa, Israel e os Estados Unidos.

Segundo Grossi, os recentes ataques lançados por Israel, com apoio posterior dos Estados Unidos, causaram danos “severos, mas não totais” às instalações nucleares iranianas, contrariando declarações do ex-presidente norte-americano Donald Trump, que afirmou que os complexos haviam sido “completamente destruídos”.

Apesar de afirmar que a agência não tem provas de que o Irã esteja construindo uma bomba, Grossi destacou que Teerã se recusa há anos a responder questões cruciais relacionadas ao seu programa nuclear. A falta de cooperação levanta dúvidas sobre as reais intenções do regime iraniano, e Grossi apelou para que o país volte a permitir a entrada de inspetores da ONU para retomar as verificações interrompidas com o agravamento do conflito.

As divergências sobre a extensão dos danos também marcam o discurso das autoridades iranianas. Enquanto o líder supremo, Ali Khamenei, minimizou os efeitos dos bombardeios, afirmando que “nada significativo” foi atingido, o ministro das Relações Exteriores, Abbas Araghchi, descreveu a destruição como “excessiva e grave”.

No último dia 13, Israel lançou ataques contra instalações militares e nucleares do Irã, alegando que o país estava prestes a desenvolver uma arma de destruição em massa. Os Estados Unidos se uniram posteriormente às ofensivas. Apesar de um cessar-fogo ter sido acordado entre os dois aliados ocidentais, Trump já afirmou que poderá ordenar novos ataques caso haja indícios de que Teerã voltou a enriquecer urânio em níveis considerados preocupantes.

A situação acende o alerta na comunidade internacional, que acompanha com atenção os próximos passos do programa nuclear iraniano em meio à instabilidade geopolítica no Oriente Médio.

Leia mais: Lula lança o Plano Safra 2025/2026

Eduardo Freitas

Eduardo Freitas

Jornalista, bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelo Centro Universitário Santa Amélia (UNISECAL). Com ampla experiência em veículos de comunicação, já atuou em televisão, rádio e portais de notícias. Atualmente, é repórter do Portal BnT e integra o time de apresentadores do BnT News, onde se destaca pela versatilidade e compromisso com a informação de qualidade.

Comentar

Clique aqui para comentar

Web Stories

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

[sibwp_form id=2]
google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

📢🚨 Sindirepa dos Campos Gerais alerta consumidores sobre golpes em serviços automotivos: “É hora de redobrar a atenção”. 📢 Castro se prepara para o 17º Festival das Cerejeiras, o tradicional Sakura Matsuri. 📢 Novo painel interativo vai facilitar acesso às informações de contratos da prefeitura 📢 GCM detalha operação que acabou em quatro prisões em Ponta Grossa 📢 INSS inicia ressarcimento de descontos ilegais a partir do dia 24! 📢 Ele detalhou o pacote com correção do IPTU, renegociação de R$ 303 milhões em dívidas e medidas para adequar PG à reforma tributária.