Campos Gerais Destaque

Justiça considera declaração de greve de professores em Carambeí com “abusiva”

A Justiça Federal concedeu nesta sexta-feira (24) uma liminar favorável ao município de Carambeí e declarou como “abusiva” a tentativa de greve do Sindicato dos Professores de Carambeí prevista para iniciar na próxima segunda (27). Com o decreto, a greve está judicialmente suspensa e as aulas continuaram normais.

A categoria alega que quer o pagamento integral do reajuste salarial decretado pelo Governo Federal em 2022 de 33%. Com exclusividade ao portal Boca no Trombone, a prefeita Elisângela Pedroso ressaltou que o município concedeu um reajuste de 18% no piso salarial (10% em 2022 e 8% em 23) e aumentou o valor do vale-alimentação de R$200 para R$450.

Pedroso ainda explicou que não concedeu o aumento integral, que não é obrigatório por lei, por conta de que o gasto público de Carambeí com pessoal, antes de assumir o mandato, era de 55%, sendo que o limite permitido é até 51% do total de fundos gerado pelo município.

“Nós fizemos um grande trabalho nesse sentido, não nomeamos até hoje todos os cargos comissionados e conseguimos baixar este índice [de limite de gastos] para 43%. Nós precisamos baixar este número para realizarmos um concurso público, pois há um déficit em todos os setores públicos”, disse.

Os servidores protestam por conta de que a Prefeitura não fez o repasse integral do aumento de 33% decretado pelo governo Bolsonaro em 2022, alegando que outras cidades da região, como Castro e Piraí do Sul fizeram. Estavam sendo programadas manifestações em frente à Prefeitura.


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Relembre o Bosque de Luz de Ponta Grossa PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG