O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já iniciou as nomeações dos mesários que irão atuar no 1º e 2º turnos das eleições municipais de 2024. Os cidadãos, tanto os convocados quanto os voluntários, precisam estar atentos aos avisos emitidos pelos cartórios eleitorais para saberem de sua convocação.
Até o dia 7 de agosto, serão publicados editais com os nomes das pessoas que constituirão as mesas receptoras de votos. Quem desejar trabalhar como mesário sem ter sido convocado, deverá realizar a inscrição pelo aplicativo e-Título ou entrar em contato com o cartório eleitoral do qual está registrado.
Leia também: Briga em jogo de futebol mobiliza polícia em Irati
As eleitoras e os eleitores nomeados podem confirmar sua convocação sem sair de casa. Pelo Sistema de Convocação Eletrônica de Eleitores, o Convoca-E, disponível na página do TRE-PR, é possível atualizar dados pessoais e obter a carta de convocação. Com a emissão da carta de convocação, a participação nas eleições estará confirmada.
Os cartórios eleitorais também podem convocar suas eleitoras e seus eleitores por outros meios, como carta, e-mail ou aplicativo de mensagens instantâneas. Em caso de dúvidas, a(o) mesária(o) deve entrar em contato com a zona eleitoral responsável pela sua convocação.
A carta convocatória é um documento válido para informar à empregadora ou ao empregador sobre a convocação para os trabalhos eleitorais, dispensando a expedição de ofício pelas zonas eleitorais. As cartas que contêm código de validação, o que permite a conferência da autenticidade, não necessitam ser assinadas física ou eletronicamente.
As pessoas convocadas passarão por um treinamento, que poderá ser realizado pelo próprio cartório eleitoral de forma presencial ou por videoconferência. O treinamento também poderá ser feito pelo aplicativo Mesário ou pela plataforma de educação à distância do TSE. As informações sobre a forma de realização da capacitação serão comunicadas pelo Juízo Eleitoral responsável pela convocação.
Benefícios
Quem trabalha como mesário conta com alguns benefícios, tais como dois dias de folgas (por dia trabalhado, incluído os dias de treinamento), auxílio-alimentação de R$ 60 no dia das eleições, desempate em concursos públicos (se estiver previsto no edital), além ganho de horas complementares para cursos universitários.
As pessoas que atuarem nas mesas receptoras de votos ou como apoio logístico receberão auxílio-alimentação para cada turno trabalhado.
Para mais informações, acesse o Canal do Mesário.