Política

Lideranças do PT se reúnem em Ponta Grossa para discutir presidência estadual da sigla

WhatsApp Image 2025-04-14 at 155825 Boca no Trombone WhatsApp Image 2025-04-14 at 155825
Das Assessorias
O evento reuniu militantes, dirigentes locais e lideranças regionais, e contou com a presença do deputado federal Zeca Dirceu, pré-candidato à presidência do PT no Paraná.

O Partido dos Trabalhadores (PT) promoveu no último sábado (11), em Ponta Grossa, mais uma plenária preparatória para o Processo de Eleição Direta (PED), que definirá a nova presidência estadual da sigla. O evento reuniu militantes, dirigentes locais e lideranças regionais, e contou com a presença do deputado federal Zeca Dirceu, pré-candidato à presidência do PT no Paraná.

Durante sua fala, Zeca Dirceu destacou o compromisso com uma gestão baseada no diálogo com a militância e na transparência das finanças partidárias. Ele propôs a adoção de um orçamento participativo dentro do partido, garantindo maior poder de decisão aos filiados sobre questões financeiras e estratégicas.

“Vamos ser transparentes em como o dinheiro do partido está sendo gasto. Esse é o jeito de fazer política, é o jeito de liderar. Nós estamos aqui oferecendo uma outra forma”, declarou o parlamentar.

Leia mais: Moradora de PG pede ajuda para encontrar documentos extraviados na região Central

Zeca também comentou a necessidade de reavaliar as estratégias da sigla diante dos resultados das últimas eleições municipais. Sem fazer críticas diretas à atual presidência estadual do partido, liderada por Arilson Chiorato, ele afirmou que os números de 2024 servem como alerta. “Ou nós mudamos o rumo do PT, ou podemos, sim, ter um resultado muito adverso no ano que vem. E o Paraná pode, sim, ser o grande responsável pela derrota nacional do presidente Lula”, afirmou.

O deputado reiterou a importância de uma condução partidária que privilegie o processo de escuta das bases. “Meu pai, José Dirceu, me ensinou uma coisa muito básica. Primeiro ouvir, depois decidir, comunicar a decisão e, por fim, agir. É isso que eu imagino para o PT”, disse.

Zeca Dirceu também declarou apoio à candidatura de Edinho Silva à presidência nacional do PT, ressaltando sua experiência administrativa e o apoio do presidente Lula.

Defesa da educação

Entre os participantes da plenária, o professor e militante Marlon Alessandro destacou a trajetória de Zeca Dirceu na defesa da educação e sua atuação frente ao governo estadual. “O nosso partido sempre foi uma referência na defesa da educação — seja na Assembleia, na Câmara Federal, ou nos movimentos sociais. Mas não basta ter história, é preciso ter presença, ação, resposta à sociedade. E é isso que o Zeca representa”, declarou.

Marlon também defendeu a necessidade de fortalecer a organização interna do partido e ampliar os espaços de escuta e ação. “A militância espera do partido mais do que discursos — espera atitude, organização e coragem para levantar bandeiras, ocupar espaços e lutar por direitos”, acrescentou.

Ao encerrar sua participação, Zeca Dirceu reafirmou o compromisso com a estabilidade partidária e com a militância. “Não vamos colocar o partido em nenhuma aventura. Mas vamos sim oferecer uma alternativa legítima e responsável, que escute, que decida junto e que atue com base na nossa militância e naquilo que a sociedade espera de nós”, finalizou.

Web Stories

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Suspeito de matar caminhoneiros em PG conta como ocorreu Veículo tomba após ser atingido por outro em PG Dois municipios passam por obras de duplicação e pavimentação PCPR prende suspeito de matar motorista por engano Previsão do Tempo 15 de abril Via Araucária movimento estradas PR Ocorrências policiais.