O presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa, vereador Julio Küller (MDB), participou nesta terça-feira (27) de mais uma reunião do Comitê Pró-Dignidade, realizada na sede da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG). O grupo reúne diversas entidades com o objetivo de planejar ações conjuntas voltadas ao atendimento da população em situação de rua no município.
Durante o encontro, foi definido como principal encaminhamento a realização de uma audiência pública. O evento, previsto para os próximos dias, reunirá representantes do poder público, da sociedade civil e de entidades de apoio, com o objetivo de debater propostas e construir soluções práticas que ampliem e fortaleçam os serviços já ofertados.
Julio Küller destacou que a Câmara Municipal tem atuado de forma ativa no processo de articulação institucional.
“Não é mais aceitável que as soluções existentes não cheguem a quem mais precisa. Temos estrutura, temos programas, mas falta eficiência na ponta. Essa é a missão do comitê: garantir que a rede de assistência funcione de verdade, com diálogo, união e foco no ser humano. O Legislativo está cumprindo o papel que a população nos confiou: trabalhar com seriedade e sem medo dos desafios sociais”, afirmou o presidente da Câmara.
Leia mais: Frio intenso vai provocar queda de até 15ºC nas temperaturas mínimas no PR
A expectativa é que a audiência pública se torne um espaço para que todas as entidades que atuam diretamente no atendimento à população em situação de rua possam apresentar suas experiências, sugestões e propostas. O objetivo é fortalecer a rede de apoio e tornar as políticas públicas mais efetivas e inclusivas.
O Comitê Pró-Dignidade é formado por representantes de instituições como a ACIPG, Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Ponta Grossa), Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, além de associações profissionais. Participam do grupo Gilmar Denck (ACIPG), Elidio Curi de Macedo (CONSEG), Antonio Renato B. Galvão (ACIPG), Tania Svierscoski (Prefeitura Municipal), Lucas Silvestre Borges (Câmara Municipal), Rubens Florenzano (OAB-PG), Liander Oliveira (Câmara Municipal), Julio Küller (presidente da Câmara) e Luiz Francisco A. C. Vaz (Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Campos Gerais – AEACG).
A realização da audiência pública busca marcar um avanço na condução das políticas públicas para esse público, reunindo dados, relatos e construindo ações integradas que garantam dignidade e oportunidades de reinserção social.
*Com informações da Assessoria de Imprensa