Destaque Política

Mandato Coletivo propõe semana de conscientização sobre fibroadenoma em PG

josi ana marina 02-10 sessao Boca no Trombone
Idealizado pela estudante Marina Pereira, o projeto visa aumentar a conscientização sobre um tipo de neoplasia mamária comum em mulheres jovens.

O Mandato Coletivo de Ponta Grossa protocolou na tarde desta segunda-feira (2) o Projeto de Lei nº369/2023, que institui no calendário oficial do município a Semana da Conscientização sobre Fibroadenoma, a ser celebrada na primeira semana de outubro, coincidindo com o início da campanha ‘Outubro Rosa’.

O projeto foi idealizado por Marina Pereira, estudante do Colégio Sagrada Família e integrante do programa ‘Câmara Jovem’, promovido pelo Poder Legislativo de Ponta Grossa com estudantes do ensino fundamental e médio da cidade selecionados através do Programa Eleitor do Futuro, executado pela Vara da Infância e Juventude de Ponta Grossa em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Leia também: Projeto de lei sobre uso de agrotóxicos gera discussão na Câmara de PG

A iniciativa surgiu a partir de experiência pessoal de Marina com o fibroadenoma – um tipo de neoplasia mamária mais comum em mulheres jovens (de 15 a 35 anos), provocado pelo crescimento exagerado de glândulas produtoras de leite e de tecido de mama.

A instituição da Semana Municipal da Conscientização sobre Fibroadenoma visa ampliar a conscientização da sociedade de forma geral, em especial mulheres jovens, sobre o fibroadenoma, seus sinais e tratamento.

“Para nós, do Mandato Coletivo, poder discutir e, sobretudo, encaminhar proposições legislativas que sejam demandas da juventude é essencial para o aprimoramento das políticas públicas voltadas a este segmento que é tão importante e, na maioria das vezes, tão marginalizado”, opina a covereadora Ana Paula de Melo.

O projeto seguirá os trâmites regulares na Câmara de Ponta Grossa e, se sancionado, autorizará a Prefeitura a realizar ações no âmbito da rede pública de ensino e de saúde voltadas à conscientização sobre o fibroadenoma, além de palestras, seminários, exposições, atividades e eventos de visibilidade no município.

“Espero que, com a realização de ações de conscientização por parte da Prefeitura, meninas e mulheres tenham mais facilidade de acesso ao diagnóstico e tratamento”, afirma a jovem Marina.

josi ana marina 02-10 sessao Boca no Trombone

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Elizabeth comemora chegada da XBRI Previsão do tempo de hoje (17) Rumo realiza limpeza, após denúncia do BNT Previsão do tempo de hoje (16) Volta às aulas nas Lojas Maxitango Previsão do tempo de hoje (14) Previsão do tempo de hoje (13)