MBM Ponta Grossa fortalece o futsal feminino e transforma vidas no município
A Associação Desportiva MBM Ponta Grossa vem se destacando como uma iniciativa que vai além das quadras e se consolida como ferramenta de transformação social. Atualmente presidida por Thaís Spinelli, a associação passou por uma reestruturação importante e ganhou novo fôlego, mantendo como essência o atendimento a meninas da periferia da cidade por meio do […]

A Associação Desportiva MBM Ponta Grossa vem se destacando como uma iniciativa que vai além das quadras e se consolida como ferramenta de transformação social. Atualmente presidida por Thaís Spinelli, a associação passou por uma reestruturação importante e ganhou novo fôlego, mantendo como essência o atendimento a meninas da periferia da cidade por meio do esporte.
Criada em 2018, a Associação Desportiva MBM Ponta Grossa — sigla para Meu Bairro Melhor — surgiu com o objetivo de oferecer às crianças e adolescentes um espaço seguro para a prática esportiva, lazer e convivência social. Idealizado pelo então presidente de bairro Marcelino Chamorro, o projeto atendia jovens de diversas idades e modalidades, como futsal, fut7 e futebol suíço.
Dificuldades e reestruturação
Com o passar dos anos, dificuldades relacionadas à falta de apoio, verbas e estrutura levaram à necessidade de reorganização. A partir dessa reestruturação, a associação passou a focar exclusivamente no futsal feminino, atendendo meninas entre 9 e 17 anos. A decisão foi baseada na constatação da escassez de espaços esportivos voltados exclusivamente para o público feminino.
Atualmente
Hoje, a Associação Desportiva MBM Ponta Grossa se define como um time de meninas feito por meninas para meninas, já que toda a equipe técnica e administrativa é formada por mulheres. Em 2025, a associação firmou acordos de cooperação com a Secretaria de Esportes e passou a contar com emendas parlamentares, fortalecendo sua estrutura e ampliando o alcance das ações.
Os resultados esportivos também marcaram o ano. As equipes sub-15 e sub-17 conquistaram o 2º lugar na Copa Penalty, em Guarapuava. O sub-17 foi campeão geral da Liga Sul Norte Pioneiro de Desportos, em Ribeirão do Pinhal. Já o sub-15 obteve o 2º lugar na 1ª e na 3ª etapas da LSNPD, disputadas em Carambeí e Tibagi. Pela primeira vez, a associação levou a categoria sub-13 para competições oficiais.
Confira as últimas notícias sobre Ponta Grossa (Clique aqui).
Outro destaque foi o 3º lugar do sub-17 na Série Bronze do Campeonato Paranaense, além da participação do sub-15 na Copa Mundo de Futsal, em Foz do Iguaçu. Mais do que resultados, as conquistas refletem a persistência, determinação e o esforço coletivo de meninas que saíram da periferia de Ponta Grossa para representar a cidade em nível estadual e nacional.
Lazer e acesso à cultura
Além do esporte, a Associação Desportiva MBM Ponta Grossa também promove lazer e acesso à cultura, como a viagem em que as atletas puderam conhecer as Cataratas do Iguaçu, reforçando o compromisso da entidade com o desenvolvimento humano e social das participantes.
























