Destaque Ponta Grossa

Metade dos moradores de PG está em dívida com o IPTU 2023

Inadimplência IPTU PG Boca no Trombone
Reprodução
Secretaria da Fazenda de Ponta Grossa fez um levantamento das ruas com maior índice de inadimplência do IPTU 2023. Mais de 50% estão em dívida.

A prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria da Fazenda, fez um levantamento das ruas onde há maior índice de inadimplência do IPTU /2023. Após o pagamento da cota única, primeira e segunda parcelas do tributo, o sistema de controle encontrou regiões e ruas da cidade com índice de inadimplência acima de 30%.

Entre as ruas que apresentam o maior percentual de contribuintes que não efetuaram o pagamento do imposto estão as ruas Eduardo Burgardt, com mais de 55% de inadimplência; Souza Naves, 51,45%; Cinamomo, com 51,25%; Andrade Neves, com 51,03% e Ataulfo Alves, com 50,64%. Algumas ruas do centro da cidade, como Santos Dumont; Sete de Setembro e Balduíno Taques, também aparecem no levantamento, conforme é possível conferir na tabela em anexo.

Leia também: Prefeitura anuncia contrato para primeira fase de obras no Lago de Olarias 2

De acordo com o secretário da Fazenda, Cláudio Grokoviski, medidas deverão ser tomadas para “lembrar” os contribuintes sobre o pagamento do tributo. “Pelo fato de algumas regiões apresentarem inadimplência acima de 50%, o município estará nos próximos dias intensificando a cobrança através de notificações via correio ou por whatsapp daqueles contribuintes que já se cadastraram”, afirma.

Cláudio Grokoviski explica ainda que em valores totais a inadimplência apurada está na casa de 28,71% do valor total lançado e devido até a 2ª parcela. “São quase R$ 10 milhões que já deixaram de entrar nos cofres do município nesses primeiros 04 meses”, aponta Grokoviski, enfatizando que são valores que fazem muita falta para o município. “O IPTU é uma receita própria muito fundamental para os cofres municipais. Do total arrecadado, 25% é investido em Educação e quase 22% na Saúde, restando 53% para outras áreas”, explicou o secretário.

Terceira parcela

Para os contribuintes que optaram pelo pagamento parcelado do IPTU 2023, a 3ª parcela vence no dia 20 de maio. Para quem pretende saldar os débitos, é possível ter acesso as parcelas e aos valores vencidos no portal do contribuinte: https://servicos.pontagrossa.pr.gov.br/portal-contribuinte/consulta-carne

Cobrança judicial

O contribuinte que fica inadimplente com o município deixa de ter a certidão negativa de débito. Além disso, após as notificações, os débitos podem ser enviados para cobrança judicial, o que acresce ao valor original com juros, custas processuais e honorários advocatícios. Para evitar essa cobrança, o contribuinte pode usar os canais digitais para regularizar as pendências, ou procurar diretamente com a prefeitura, pagando à vista ou parcelado em até 48 vezes.

Ainda conforme Cláudio Grokoviski, não há nenhuma previsão para a realização de qualquer programa de desconto de multas ou de juros para as dívidas em aberto. “Vamos continuar premiando aquele contribuinte que honra com seus compromissos em dia, com o sorteio de carro, moto e 20 prêmios de R$ 2.000,00 no final do ano”, ressalta o secretário.

Rua

Inadimplência após vencimento da 2ª Parcela

Santos Dumont

43,91%

Doutor Paula Xavier

35,27%

Dr  Leopoldo Guimarães da Cunha

32,53%

Visconde de Taunay

37,80%

Souza Naves

51,45%

Balduino Taques

34,09%

Anita Garibaldi

36,24%

Rua Cinamomo

51,25%

Rua Eduardo Burgardt

55,93%

Ermelino de Leão

38,38%

Senador Flavio Carvalho Guimarães

46,19%

Sete de Setembro

48,18%

Rua do Rosário

34,78%

Leopoldo Froes

49,87%

Teixeira Mendes

36,52%

Valério Ronchi

38,51%

Presidente Kennedy

40,385

Felipe Justus

38,45%

Nestor Guimarães

31,49%

Andrade Neves

51,03%

Ataufo Alves

50,64%

Colombo

38,52%

Casemiro de Abreu

49,95%

Dr João Cecy Filho

46,21%

 

Inadimplência IPTU PG Boca no Trombone

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Elizabeth comemora chegada da XBRI Previsão do tempo de hoje (17) Rumo realiza limpeza, após denúncia do BNT Previsão do tempo de hoje (16) Volta às aulas nas Lojas Maxitango Previsão do tempo de hoje (14) Previsão do tempo de hoje (13)