O Ministério da Previdência Social emitiu um alerta para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sobre uma nova tentativa de golpe. Golpistas têm enviado mensagens fraudulentas, por e-mail ou aplicativos de mensagem, com links que prometem “ressarcimento de descontos de mensalidades associativas” feitas pelo INSS.
De acordo com o Ministério, os valores descontados dos benefícios no mês de abril estarão retidos e serão devolvidos na folha de pagamento de maio, entre os dias 26 de maio e 6 de junho. Já os descontos realizados antes de abril deste ano estão sendo analisados por um grupo da Advocacia Geral da União (AGU), que está avaliando a melhor forma de realizar o ressarcimento aos beneficiários.
A principal orientação do Ministério é para que os segurados não cliquem em links suspeitos e não forneçam informações pessoais a desconhecidos. Os golpistas estão se passando por intermediários que prometem agilizar o pagamento dos valores, mas a oferta é falsa e pode resultar em roubo de dados e fraudes financeiras.
O Ministério da Previdência reforça que não há qualquer solicitação de pagamento para o processo de devolução dos valores. A recomendação é de total cautela. Caso receba alguma mensagem com esse tipo de proposta, o ideal é ignorar e denunciar às autoridades competentes.
Leia também: Julio Küller visita unidades de saúde em PG e reforça compromisso com a fiscalização