Brasil

Ministro do STJ gera polêmica com piada sobre baianos e pede desculpas

STFYOUTUBE Boca no Trombone STFYOUTUBE
youtube STF
Após a piada, os demais ministros presentes riram, mas Noronha logo se retratou: "Os baianos que me perdoem, tenho uma simpatia enorme pela Bahia

Na última terça-feira, 18 de outubro, uma sessão da Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) foi marcada por uma declaração controversa do ministro João Otávio de Noronha, que fez uma piada relacionada à agilidade de baianos no basquete. A afirmação ocorreu após o magistrado Raul Araújo mencionar sentir dores no joelho em decorrência da prática do esporte.

Durante o encontro, Noronha disparou: “Você já sabe, né? Baiano que joga basquete. Dizem que o baiano é tão ágil, tão ágil, que quando joga basquete, ele arremessa a bola na sexta e ela só cai no sábado.” O comentário rapidamente gerou reações nas redes sociais, sendo classificado como preconceituoso por diversos internautas e pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.

Após a piada, os demais ministros presentes riram, mas Noronha logo se retratou: “Os baianos que me perdoem, tenho uma simpatia enorme pela Bahia. Não me expulsem de lá porque eu adoro acarajé,” declarou o ministro em tom de desculpas.

Importante destacar que nenhum dos ministros da Quarta Turma é natural da Bahia. João Otávio de Noronha é originário de Três Corações, Minas Gerais; Marco Buzzi vem de Timbó, Santa Catarina; Raul Araújo é natural de Fortaleza; Maria Isabel Galloti do Rio de Janeiro; e Antonio Carlos Ferreira de São Paulo. Também estiveram presentes na sessão a secretária da Quarta Turma, Teresa Basevi, e a subprocuradora-geral da República, Maria Soares Camelo.

O governador Jerônimo Rodrigues se manifestou nas redes sociais na quarta-feira (19), expressando sua indignação diante das palavras do ministro. Ele caracterizou o comentário como “xenofobia pura” e enfatizou que essa postura não pode ser desconsiderada como uma simples piada infeliz. “É estarrecedor ouvir, em pleno 2025, uma autoridade reproduzir um estereótipo preconceituoso contra o povo baiano”, afirmou.

Rodrigues reiterou seu compromisso em defender a Bahia e seus cidadãos. “Sempre defenderei meu estado e não aceitarei que tentem reduzir a Bahia a uma visão superficial e distorcida. Nosso povo é inteligente, trabalhador, competente e dedicado. Não vamos normalizar esse tipo de discurso. Respeite a Bahia”, concluiu o governador.

Leia também  Prefeita Elizabeth e Ministério Público discutem soluções para a falta de água em PG

Web Stories

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Bnt News: Tonia Mansani fala sobre Sala do Empreendedor de Ponta Grossa Castro valoriza o esporte com Olimpíadas do Trabalhador e polos esportivos no interior Advogada alerta para diferentes formas de assédio e reforça importância da denúncia Palmeira anuncia novo Pronto Atendimento Municipal com investimento de R$ 9 milhões Projeto “Minha Nossa Ponta Grossa” promove cultura local com arte e poesia. Paraná realiza maior programa de cirurgias eletivas do país, afirma Beto Preto ao BnT news UEPG recebe seminário sobre boas práticas na gestão do Ensino Superior