Uma moradora do bairro Lons Angeles, em Ponta Grossa, procurou o portal Boca no Trombone para alertar a comunidade sobre o aumento de aparecimentos de animais peçonhentos na área, especialmente devido às temperaturas mais elevadas nesta temporada de fim de ano.
A moradora conta que encontrou uma cobra da espécie urutu-cruzeiro na calçada de sua casa recentemente, enquanto sua neta brincava nas proximidades. A descoberta só foi percebida quando ela chegou mais perto do animal, o Corpo de Bombeiros foram acionados para lidar com a situação.
A cobra urutu-cruzeiro é encontrada nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil mas também na Argentina, no Paraguai e no Uruguai. A espécie costuma viver em habitats mais úmidos, por vezes pantanosos, próximos a cursos d’água, em áreas abertas como campos e afloramentos rochosos, em algumas áreas de mata e até mesmo em regiões de cultivo agrícola. São serpentes terrícolas, robustas e, apesar de poderem atingir mais de 1,50 m, a maioria dos indivíduos é menor do que isso.
A moradora ressaltou que essa não foi uma ocorrência isolada, mencionando que os bombeiros informaram sobre outros casos semelhantes em residências de Ponta Grossa. Além da cobra, um lagarto também foi avistado dentro de sua casa, em outro momento, na área da cozinha, mas foi afastado para fora.
Ela conta que aplica frequentemente veneno contra animais peçonhentos ao redor de sua casa e diz que não sabe como esses animais foram parar ali.
Leia também: Restaurante Popular de PG serve jantar de Natal a pessoas em situação de rua