#VCcomaBNT

Moradores de regiões sem asfalto e manilhamento sofrem desafios com chuvas em PG

WhatsApp Image 2025-02-20 at 170642 Boca no Trombone WhatsApp Image 2025-02-20 at 170642
Reprodução: Imagens Cedidas
Buracos, alagamentos e vias intransitáveis ​​desafiam moradores de Ponta Grossa após fortes chuvas.

As vilas Princesina, em Uvaranas, e Mezzomo, no Jardim Carvalho, continuam enfrentando problemas devido à falta de pavimentação em Ponta Grossa. Apesar do avanço do Programa Asfalto Novo PG e dos trabalhos de serviços públicos em diversas regiões do município nos últimos anos, moradores dessas localidades ainda aguardam a tão esperada condição ideal. E com as chuvas desta semana, os problemas se intensificaram.

Na Vila Princesina, um morador que preferiu não se identificar relatou a situação da Rua São José, afirmando que “está cada vez pior”. Segundo ele, a via possui buracos que dificultam tanto a circulação de pedestres quanto o trânsito de veículos. “Essa rua nunca teve asfalto. A Prefeitura faz um serviço que não dura 20 dias. A máquina da prefeitura passou em janeiro deste ano e, na primeira chuva, a rua já ficou intransitável”, relatou.

Veja um vídeo que mosta a dificuldade do motociclista em sair para trabalhar. As valetas e buracos da rua Rua São José deixaram a via instável.

 

Dados colhidos com o Simepar na última terça-feira (18) indicaram que Ponta Grossa registou uma precipitação de 10,8 mm em 15 minutos, por volta das 11h da manhã. A chuva fez diversos estragos e em vias sem pavimentação os impactos foram evidentes.

Leia mais: Pesquisa aponta que empresários de Ponta Grossa estão mais cautelosos no início de 2025

Já na Vila Mezzomo, a falta de pavimentação também afeta diretamente os moradores. Tiago Aires, morador da Rua Carlos Frederico Margraf, relatou que a ausência de um manilhamento adequado provoca alagamentos em sua residência nos dias de chuva. “Queria que algum responsável da prefeitura pudesse mandar alguém arrumar o escoamento. A rua de trás da minha casa recebe toda a água do Monteiro Lobato, que passa por dentro do meu quintal”, afirmou. “Preciso de ajuda. Cada chuva causa transtornos enormes”, acrescentou.

Ele também nos enviou vídeos da situação, onde uma casa estava completamente inundada por água. Confira.

Soluções

Sobre a situação na Vila Princesina, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos informou que equipes estiveram na região nesta semana para verificar o problema e já estão trabalhando para atender as ruas do bairro. Em relação ao asfaltamento, a Prefeitura afirmou que a Rua São José está na lista das vias que receberão o projeto de pavimentação.

Já na Vila Mezzomo, a secretaria destacou que está realizando manutenção de ruas e desobstrução de galerias na região. Para dimensionar a situação, trabalhadores da empresa Rumo, que atuam no local, informaram que a medição de chuvas entre as 12h e as 16h registrou 65mm de precipitação, um volume considerado elevado em curto período de tempo.

A Prefeitura também reforçou que os cidadãos devem registrar ocorrências através do Sistema 156 para que as equipes possam acompanhar os casos e dar continuidade aos trabalhos na região da Vila Mezzomo.

Veja as notas na íntegra.

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos informa que as equipes da Prefeitura estiveram nesta semana na região para verificar a situação e já estão trabalhando para atender às ruas da Vila Princesa. Em relação ao asfalto, a Rua São José está na lista das que receberão o projeto de pavimentação.

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos informa que as equipes da Prefeitura estão trabalhando na região para realizar manutenção de ruas e desobstrução de galerias. Nesse sentido, para se ter dimensão do caso, a equipe ainda conversou com trabalhadores da empresa Rumo que estão na região – os mesmos possuem pluviômetro, e a medição das 12h até 16h foi de 65mm, o que é considerado um volume de água muito grande em pouco espaço de tempo.

Diante disso, a Secretaria de Serviços Públicos reforça que os cidadãos registrem os casos através do Sistema 156. As equipes irão continuar os trabalhos na região da Vila Mezzomo, no bairro Jardim Carvalho.

 

Vinicius Sampaio

Vinicius Sampaio

Sou formado em Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Sou repórter do jornal Boca no Trombone, responsável por policial, esportes e política. Facilidade em comunicação visual, textual e verbal. Possuo conhecimento e um apreço especial por jornalismo de dados.

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Operação da PRF resulta em apreensão de 11,9 toneladas de drogas na fronteira Motorista se joga de caminhão em chamas para se salvar Previsão do tempo para quinta-feira (06/02) Alagamento na Avenida Dom Geraldo Pellanda em PG Previsão do tempo para terça-feira (28/01) Tentativa de roubo no Centro de PG Previsão de hoje (24)