Na manhã desta terça-feira (20), o portal Boca no Trombone recebeu relatos de uma moradora da Rua Osório Fernandes dos Santos, localizada no bairro Chapada no Sabará 2, em Ponta Grossa. Segundo as informações, a moradora está sendo obrigada a utilizar o próprio carro para coletar os resíduos da rua, uma vez que o caminhão de coleta de lixo não consegue acessar o local.
De acordo com a denúncia, o motivo pelo qual o caminhão de coleta não passa mais pela rua é o estado precário em que se encontra. Há aproximadamente 2 a 3 meses, o veículo de coleta ficou atolado na região e desde então não retornou para realizar o serviço de coleta.
A moradora em questão tem sido obrigada a utilizar sua caminhonete pessoal para recolher o lixo de todas as residências e levá-lo até o caminhão de coleta, a fim de ajudar os coletores. Além disso, há relatos de diversos veículos que têm sofrido danos devido às más condições de conservação e à dificuldade de trafegabilidade na rua.
Segundo a moradora, o lixo já estava acumulado em frente à sua casa há pelo menos duas semanas.
O que diz o poder público
Em busca de respostas, o portal BNT entrou em contato com a prefeitura de Ponta Grossa para questionar o motivo pelo qual a Rua Osório Fernandes dos Santos não está mais incluída na rota de coleta e se há previsão para manutenção ou pavimentação da via. Até o momento, não houve retorno por parte da prefeitura.
Em contato com a PG Ambiental, empresa responsável pela coleta e tratamento de resíduos na cidade, foi informado que quando há problemas de acesso à rua, a empresa comunica a prefeitura de Ponta Grossa para que a situação seja resolvida e a coleta seja restabelecida. No entanto, quando a rua se encontra intransitável, não há possibilidade de realizar a coleta, pois o caminhão não consegue passar.
Confira abaixo os vídeos gravados pela moradora:
Leia também: Moradores denunciam péssimas condições de rua no Contorno: “Está intransitável”