Brasil

Moraes encerra depoimentos de testemunhas na ação da tentativa de golpe

WhatsApp Image 2025-06-02 at 161834 Boca no Trombone WhatsApp Image 2025-06-02 at 161834
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Em depoimento nesta segunda-feira, o senador Rogério Marinho falou em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro e do general Braga Netto.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), encerrou nesta segunda-feira (2) a fase dos depoimentos de testemunhas de acusação e defesa dos réus do núcleo 1 da trama golpista. O grupo é formado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete réus.Moraes encerra depoimentos de testemunhas na ação da tentativa de golpeMoraes encerra depoimentos de testemunhas na ação da tentativa de golpe

Os depoimentos começaram no dia 19 de maio. Foram ouvidas 52 testemunhas arroladas pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que faz a acusação, e pelas defesas dos acusados.

O senador Rogério Marinho (PL-RN) foi a última testemunha ouvida no STFO parlamentar foi indicado para falar em defesa de Bolsonaro e do general Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e vice-candidato à Presidência da República na chapa de Bolsonaro em 2022.

Depoimento

Durante o depoimento prestado hoje, Marinho negou que Bolsonaro e Braga Netto tenham sinalizado ou comentado que tomariam alguma medida de ruptura institucional após o resultado das eleições de 2022.

O senador também negou que tenha conhecimento de algum fato que ligue o ex-presidente aos atos golpistas de 8 de janeiro. O parlamentar participou de reuniões com o Bolsonaro durante o período de transição para o governo Lula.

“Eu vi o presidente preocupado que não houvesse bloqueio de radicais, impedimento de ir e vir,  para que não fosse colocado sobre ele a pecha de atrapalhar a economia e a mudança no país”, afirmou.

Leia mais: Veja como ficou a Estação Hub de Ponta Grossa

Segundo o senador, Bolsonaro estava triste por ter perdido o pleito e indicou o então ministro da Casa Civil Ciro Nogueira para chefiar o processo de transição com representantes do governo de transição.  “Nós todos estávamos tristes, mas o presidente,[estava] preocupado com esse processo de transição e com o pronunciamento aos seus eleitores”, completou.

Com o fim dos depoimentos das testemunhas, o interrogatório de Bolsonaro e dos demais réus foi marcado para a próxima segunda-feira (9).

A expectativa é de que o julgamento que vai decidir pela condenação ou absolvição do ex-presidente e dos demais réus ocorra neste ano. Em caso de condenação, as penas passam de 30 anos de prisão.

Os réus respondem pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

Núcleo 1

Os oito réus compõem o chamado núcleo crucial do golpe, o núcleo 1, e tiveram a denúncia aceita por unanimidade pela Primeira Turma do STF em 26 de março: 

  • Jair Bolsonaro, ex-presidente da República;
  • Walter Braga Netto, general de Exército, ex-ministro e candidato a vice-presidente na chapa de Bolsonaro nas eleições de 2022;
  • General Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional;
  • Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin);
  • Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de segurança do Distrito Federal;
  • Almir Garnier, ex-comandante da Marinha;
  • Paulo Sérgio Nogueira, general do Exército e ex-ministro da Defesa;
  • Mauro Cid, delator e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

*Com informações da Agência Brasil

Web Stories

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

📢 SUPERAÇÃO Guarda Shayane relata desafios e orgulho de atuar na segurança em PG 📢 Procuradora de Castro, destaca avanços legais, valorização de servidores e incentivo a eventos 📢 Prefeito de Jaguariaíva defende PEC 66/2023 📢 👷‍♂️👷‍♀️ MUTIRÃO DE EMPREGO EM TIBAGI 📢💁‍♀️ PONTA GROSSA RECEBERÁ V CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MULHERES 📢💉CAMPANHA DE VASCINAÇÃO EM TIBAGI AVIÃO CAI NA ÍNDIA