A chegada de uma intensa massa de ar polar promete derrubar ainda mais as temperaturas no Sul do Brasil, com possibilidade de neve em diversas regiões do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. De acordo com a agência Nottus, o fenômeno deve ocorrer principalmente nas áreas de serra, onde há maior concentração de frio e umidade.
A meteorologia aponta que, embora a chance de neve nas áreas do Planalto Gaúcho e Planalto Catarinense seja pequena, ela não pode ser descartada. No Rio Grande do Sul, cidades como Passo Fundo, Panambi e Cruz Alta estão entre as que podem presenciar o fenômeno. Já em Santa Catarina, municípios como Anita Garibaldi, Lages, São Joaquim, Capão Alto e Curitibanos estão na zona de possibilidade, ainda que de forma reduzida.
As maiores chances de neve estão concentradas na Serra Gaúcha, em cidades como Caxias do Sul, Farroupilha, Bento Gonçalves e Nova Araçá, onde as condições atmosféricas são mais favoráveis para a formação dos flocos.
Recordes de temperatura
A onda de frio deve derrubar as temperaturas a patamares históricos. Porto Alegre, que já registrou 9,2°C na última sexta-feira (23), pode chegar aos 7°C nesta sexta-feira (30). Em Florianópolis, os termômetros devem marcar 11°C, abaixo do recorde anterior de 13,7°C registrado em abril.
Curitiba, conhecida como a capital mais fria do Brasil, deve enfrentar temperaturas ainda mais extremas, podendo chegar a 2°C — uma diferença de mais de sete graus em relação ao último recorde, que foi de 9,5°C no dia 11 deste mês.
Frio prolongado
O sistema de ar polar, que atinge principalmente o Centro-Sul do país, deve se manter até a próxima terça-feira (3). Após o afastamento da frente fria principal para o oceano no sábado (31), uma nova massa de ar frio avançará sobre a região, mantendo as temperaturas muito baixas, embora sem superar os recordes do primeiro pulso de frio.
Essa segunda frente fria, segundo a agência Nottus, não será tão intensa quanto a atual, mas será suficiente para prolongar o frio sobre os estados do Sul, o sul do Mato Grosso do Sul e parte do Sudeste do Brasil.
Alerta para o frio
Diante das temperaturas extremas, autoridades recomendam que a população adote cuidados redobrados, principalmente com idosos, crianças e pessoas em situação de vulnerabilidade. É essencial se proteger contra doenças respiratórias, manter a hidratação e evitar exposição prolongada ao frio.
O frio segue fazendo história no Brasil e, além dos impactos diretos na rotina das pessoas, ainda pode proporcionar um raro espetáculo da natureza: a neve.
Leia mais: Quarta-feira será instável em PG e região; temperaturas abaixo de 10°C serão registradas a noite