Na terça-feira (5), a reportagem do Portal Boca no Trombone divulgou que moradores próximos do Bosque Romeu Rolim Carneiro, na região do Cantagalo, em Castro, estão insatisfeitos com obras/revitalização que começaram antes das eleições no local. Segundo eles, construção de uma ciclovia que pode passar por dentro da área é a preocupação.
O bosque foi criado através de uma lei municipal de n° 3176/2015 com objetivo de preservar a área e recreação. Com a revitalização a ideia é impedir invasões. Moradores também alegam que o local está abandonado e que ao longo dos anos árvores foram derrubadas, depois de um processo de reflorestamento. O secretário municipal de infraestrutura e meio ambiente, Paulo Nocera, repassou mais detalhes da revitalização. Disse que o local vai receber uma pista de caminhada e não ciclovia como a população informou.
“É uma pista de caminhada. Ela realmente passa pelo entorno do bosque e um pouco dentro. Foi criada justamente para que a população possa ter um local para uma prática de exercício físico, além da própria contemplação do bosque. Essa pista de caminhada será construída entre meio a vegetação e em nenhum momento vamos derrubar árvores. Sem danos a natureza”, detalha Nocera.
Sobre o que será revitalizado, o secretário comenta que “será construído playgroud para as crianças, academia ao ar livre, reformado quadra de areia com substituição de telas areia e iluminação, construído pista de caminhada, construído calçadas ao interno do bosque, colocação de mobiliário, reforma e pintura em mobiliária existente, plantio de flores, árvores e arbustos, iluminação da pista de caminhada e do bosque”.
Relembre: Castrenses pedem esclarecimentos sobre a construção de ciclovia em bosque; prefeitura se posiciona
Leia também: Projeto de lei visa dar o nome de Gustavo Ribas ao Contorno Norte de Castro