Customize Consent Preferences

We use cookies to help you navigate efficiently and perform certain functions. You will find detailed information about all cookies under each consent category below.

The cookies that are categorized as "Necessary" are stored on your browser as they are essential for enabling the basic functionalities of the site. ... 

Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

No cookies to display.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

No cookies to display.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

No cookies to display.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

No cookies to display.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

No cookies to display.

Destaque Ponta Grossa

Novo sistema permitirá avaliação direta dos serviços de saúde pela população em PG

WhatsApp Image 2023-09-19 at 13.45.56 Boca no Trombone
O sistema visa avaliar a qualidade dos serviços de saúde prestados, permitindo identificar necessidades, expectativas e percepções dos usuários.

Pacientes que foram ou estão sendo atendidos nas unidades de saúde de Ponta Grossa agora poderão registrar uma reclamação ou elogio de maneira mais prática e simplificada. O novo sistema promete reunir informações e avaliações dos usuários para identificar possíveis erros e lacunas que serão discutidas para que as melhorias possam ser colocadas em prática na sequência.

A Câmara Municipal de Ponta Grossa aprovou a Lei nº 14.747/2023, que estabelece a criação de um Sistema Permanente de Pesquisa de Satisfação dos Usuários das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) na cidade. O projeto, proposto pelo Vereador Léo Farmacêutico, foi sancionado pela prefeita Elizabeth Shcmidt.

O sistema visa avaliar a qualidade dos serviços de saúde prestados, permitindo identificar necessidades, expectativas e percepções dos usuários. Ele será implementado em todas as unidades de saúde do município, próprias ou conveniadas.

COMO SURGIU A IDEIA

O vereador Léo Farmacêutico, autor do projeto de lei, afirmou ao portal Boca no Trombone que visita frequentemente as UBS’s, principalmente nos bairros, e observa que a estrutura física de muitas unidades chega a uma situação de extrema precariedade, com salas mofadas, móveis enferrujados, infiltrações, problemas nas instalações elétricas, situações inadmissíveis e até mesmo insalubres tanto para os usuários quanto para os servidores.

De acordo com o parlamentar, o sistema de avaliação servirá como um radar onde a própria população poderá apontar o que há de errado, desde os atendimentos até a estrutura das unidades de saúde. “A constante avaliação, vista pelo olhar do usuário, pode evitar problemas habituais, assim como servir de estímulo para que as manutenções sejam realizadas de forma programada, evitando desta forma danos mais severos aos prédios públicos”, destaca.

Léo Farmacêutico aponta ainda, que apesar de existir a Ouvidoria da Saúde, muitos acabam não utilizando esse canal por conta da formalidade e pela imagem de que seria efetivamente o registro de uma reclamação, e ressalta que por isso o sistema de avaliação serve como uma alternativa mais acessível para que as pessoas participem. “Enquanto um sistema de pesquisa, amplamente divulgado e incentivado, seria, a meu ver, uma forma mais eficaz de participação do usuário, por meio da qual poderia expressar suas experiências e contribuir para o aprimoramento do atendimento e do funcionamento das UBS’s e UPA’s”, finaliza.

COMO VAI FUNCIONAR

A coleta de dados será realizada por meio de formulários físicos disponíveis nas unidades, formulário online no site da Fundação Municipal de Saúde e envio de pesquisas por e-mail ou SMS após o atendimento. A análise dos dados será conduzida por uma equipe técnica capacitada ligada à Fundação Municipal de Saúde, que elaborará relatórios periódicos com os resultados das pesquisas e propostas de ações para melhorar a qualidade do atendimento.

Os resultados das pesquisas serão divulgados mensalmente no site da Fundação Municipal de Saúde, apresentados quadrimestralmente à Câmara Municipal e disponibilizados para consulta pública nas unidades de saúde, ouvidorias e fóruns. As unidades de saúde também serão responsáveis por informar os usuários sobre o sistema de pesquisa de satisfação.

Leia também: Câmara de PG aprova repasse de recursos para pagamento do piso de enfermagem

Web Stories

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Castro elabora Plano Plurianual com participação popular e ferramentas digitais Projeto “Brincar de Quê?” resgata brincadeiras antigas em evento gratuito neste sábado (17) Connect Week promete movimentar PG com inovação, cultura e negócios FRAUDE DO INSS: aposentados e pensionistas de Ponta Grossa são lesados com descontos indevidos Receita Federal alerta para entrega antecipada do Imposto de Renda Casa do Artesão amplia atividades e atrai comunidade com oficinas gratuitas Funcionários de coleta de lixo são indiciados após atropelar cachorro em PG