Pacientes que foram ou estão sendo atendidos nas unidades de saúde de Ponta Grossa agora poderão registrar uma reclamação ou elogio de maneira mais prática e simplificada. O novo sistema promete reunir informações e avaliações dos usuários para identificar possíveis erros e lacunas que serão discutidas para que as melhorias possam ser colocadas em prática na sequência.
A Câmara Municipal de Ponta Grossa aprovou a Lei nº 14.747/2023, que estabelece a criação de um Sistema Permanente de Pesquisa de Satisfação dos Usuários das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) na cidade. O projeto, proposto pelo Vereador Léo Farmacêutico, foi sancionado pela prefeita Elizabeth Shcmidt.
O sistema visa avaliar a qualidade dos serviços de saúde prestados, permitindo identificar necessidades, expectativas e percepções dos usuários. Ele será implementado em todas as unidades de saúde do município, próprias ou conveniadas.
COMO SURGIU A IDEIA
O vereador Léo Farmacêutico, autor do projeto de lei, afirmou ao portal Boca no Trombone que visita frequentemente as UBS’s, principalmente nos bairros, e observa que a estrutura física de muitas unidades chega a uma situação de extrema precariedade, com salas mofadas, móveis enferrujados, infiltrações, problemas nas instalações elétricas, situações inadmissíveis e até mesmo insalubres tanto para os usuários quanto para os servidores.
De acordo com o parlamentar, o sistema de avaliação servirá como um radar onde a própria população poderá apontar o que há de errado, desde os atendimentos até a estrutura das unidades de saúde. “A constante avaliação, vista pelo olhar do usuário, pode evitar problemas habituais, assim como servir de estímulo para que as manutenções sejam realizadas de forma programada, evitando desta forma danos mais severos aos prédios públicos”, destaca.
Léo Farmacêutico aponta ainda, que apesar de existir a Ouvidoria da Saúde, muitos acabam não utilizando esse canal por conta da formalidade e pela imagem de que seria efetivamente o registro de uma reclamação, e ressalta que por isso o sistema de avaliação serve como uma alternativa mais acessível para que as pessoas participem. “Enquanto um sistema de pesquisa, amplamente divulgado e incentivado, seria, a meu ver, uma forma mais eficaz de participação do usuário, por meio da qual poderia expressar suas experiências e contribuir para o aprimoramento do atendimento e do funcionamento das UBS’s e UPA’s”, finaliza.
COMO VAI FUNCIONAR
A coleta de dados será realizada por meio de formulários físicos disponíveis nas unidades, formulário online no site da Fundação Municipal de Saúde e envio de pesquisas por e-mail ou SMS após o atendimento. A análise dos dados será conduzida por uma equipe técnica capacitada ligada à Fundação Municipal de Saúde, que elaborará relatórios periódicos com os resultados das pesquisas e propostas de ações para melhorar a qualidade do atendimento.
Os resultados das pesquisas serão divulgados mensalmente no site da Fundação Municipal de Saúde, apresentados quadrimestralmente à Câmara Municipal e disponibilizados para consulta pública nas unidades de saúde, ouvidorias e fóruns. As unidades de saúde também serão responsáveis por informar os usuários sobre o sistema de pesquisa de satisfação.
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