Brasil

Número de jovens ‘nem-nem’ sobe para 5,4 milhões em 2024, diz Ministério do Trabalho

Imagem: Agência Brasil
Os 'nem-nem' são os jovens de 14 à 24 anos que não estudam, nem trabalham e não buscam emprego. Percentual subiu em relação à 2023

O número de jovens, entre 14 e 24 anos, que não trabalham e nem estudam subiu em 2024. Se nos três primeiros meses do ano passado, o contingente de jovens “nem-nem” somava 4 milhões de pessoas, no mesmo período deste ano o número cresceu para 5,4 milhões.

O levantamento foi feito pela Subsecretaria de Estatísticas e Estudos do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego. Os dados foram divulgados durante o evento Empregabilidade Jovem, promovido pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) nesta segunda-feira (27), em São Paulo.

Dados

Cerca de 17% da população brasileira é formada por jovens entre 14 e 24 anos. Desse total, 14 milhões de jovens tinham uma ocupação no primeiro trimestre deste ano. Já os jovens que só estudam somam 11,6 milhões de pessoas.

O levantamento também apontou que houve, recentemente, um crescimento no número de aprendizes e de estagiários no país. No caso dos aprendizes, só entre os anos de 2022 e 2024 houve um acréscimo de 100 mil jovens que passaram para a condição de aprendizado. Em abril deste ano eles já somavam 602 mil, o dobro do que havia em 2011.

Já em relação aos estágios, o crescimento foi 37% entre 2023 e 2024, passando de 642 mil adolescentes e jovens nessa condição para 877 mil neste ano.

Leia também: Polícia encontra 50kg de maconha em ônibus e dupla acaba presa na região


Agência Brasil

Agência Brasil

A Agência Brasil é uma agência de notícias brasileira. Faz parte da Empresa Brasileira de Comunicação

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Feminicídios registrados em Ponta Grossa em 2024 Como consultar local de votação Eventos astronômicos em setembro Propostas dos candidatos à prefeitura de PG Denúncia de violência contra mulher Curiosidades de Ponta Grossa – 201 anos Cronograma de oficinas EFAPI