Com a preocupação crescente em relação aos casos de dengue, as autoridades de saúde de Ponta Grossa estão intensificando as medidas para combater a doença. Desde o dia 18 de março, três Unidades Básicas de Saúde – Rômulo Pazzinato (Nova Rússia), Conrado Mansani (Uvaranas) e Cyro de Lima (Oficinas) – passaram a funcionar como “Unidades Sentinelas” para atendimento à dengue.
Essas unidades estarão oferecendo todos os cuidados necessários para o diagnóstico e tratamento da doença, incluindo consultas, liberação para exames, hidratação via oral, entre outros serviços. O horário de atendimento será das 8h às 17h, visando garantir um suporte especializado aos pacientes com suspeita de dengue.
Priscila Degraf, presidente da Fundação Municipal de Saúde, ressaltou que os casos suspeitos de dengue continuarão sendo atendidos em todas as unidades de saúde do município. No entanto, para casos mais específicos, os pacientes serão encaminhados para as três unidades referência. “Os exames coletados até às 17 horas serão devolvidos no mesmo dia”, afirmou.
Leia também: “Unidades Sentinelas”, para atendimento à dengue em PG, começam a operar hoje (18)
Cada Unidade Sentinela conta com uma equipe preparada, composta por dois médicos, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem e residentes. Além disso, desde o dia 18 também está disponível um Call Center, em parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), para tirar dúvidas sobre sintomas e fornecer encaminhamento para atendimento. O número para contato é (42) 2102-8000.
Diante do aumento de casos de dengue na região, é fundamental que a população esteja atenta aos sintomas e busque atendimento médico ao menor sinal de suspeita da doença. O combate à dengue requer uma ação conjunta entre poder público e comunidade, com medidas preventivas e cuidados individuais para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.