A presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), desembargadora Lidia Maejima, recebeu nesta terça-feira (3) representantes da OAB Paraná e da OAB Ponta Grossa. A reunião contou também com a presença da juíza da Comarca de Ponta Grossa, Jurema Gomes. Entre os principais assuntos discutidos, esteve a construção do novo fórum estadual no Município.
Participaram do encontro o presidente da OAB Paraná, Luiz Fernando Casagrande Pereira, e, representando a OAB Ponta Grossa, o presidente em exercício, Rubens Cesar Teles Florenzano, além de Giorgia Bin Bochenek e Danielle Stadler Biscaia Madureira. A atual presidente da OAB Ponta Grossa, Mariantonieta, está licenciada e retorna às atividades no dia 16 de julho.
Apesar da pedra fundamental ter sido lançada em abril de 2024, as obras do Fórum Estadual em Ponta Grossa ainda não começaram. A desembargadora Lidia Maejima garantiu que os trâmites legais estão em andamento, como a licitação e a assinatura do contrato, para que as obras comecem em breve.
Leia mais: Jogos da Juventude em Palmeira vai reunir mais de mil atletas nesse mês de junho
O empreendimento vai ficar situado no bairro de Oficinas, localizado na rua Alberto Scarpin com as ruas Christiano Kratsch e Doutor Luiz Conrado Mansani. O novo Fórum terá 17 mil metros quadrados de área construída e investimento de mais de R$ 100 milhões.
Além disso, o projeto prevê dois blocos, com subsolo, térreo, três andares em um dos blocos e quatro andares no outro, além de cobertura, central de utilidades e estacionamento.
Outras pautas
No encontro, a OAB relatou que há um colapso nas Varas Cíveis da Comarca. A presidente do TJPR informou que será feito um estudo imediato para reorganizar as varas. Uma das medidas será transformar a 1ª Vara Cível, retirando sua especialização, e criar uma nova vara com competência específica, para melhorar o atendimento.
A OAB também levou uma demanda sobre o prazo de 10 dias para intimações no sistema Projudi. O TJPR informou que já está trabalhando para ajustar o sistema, com a contratação de um novo profissional da área de tecnologia (TI) para resolver os problemas.
*Com informações da Assessoria de Imprensa