Ponta Grossa

OAB de Ponta Grossa se reúne com TJPR para discutir a construção de Fórum Estadual

WhatsApp Image 2025-06-04 at 133448 Boca no Trombone WhatsApp Image 2025-06-04 at 133448
Foto: das assessorias
A desembargadora Lidia Maejima garantiu que os trâmites legais estão em andamento, como a licitação e a assinatura do contrato.

A presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), desembargadora Lidia Maejima, recebeu nesta terça-feira (3) representantes da OAB Paraná e da OAB Ponta Grossa. A reunião contou também com a presença da juíza da Comarca de Ponta Grossa, Jurema Gomes. Entre os principais assuntos discutidos, esteve a construção do novo fórum estadual no Município. 

Participaram do encontro o presidente da OAB Paraná, Luiz Fernando Casagrande Pereira, e, representando a OAB Ponta Grossa, o presidente em exercício, Rubens Cesar Teles Florenzano, além de Giorgia Bin Bochenek e Danielle Stadler Biscaia Madureira. A atual presidente da OAB Ponta Grossa, Mariantonieta, está licenciada e retorna às atividades no dia 16 de julho.

Apesar da pedra fundamental ter sido lançada em abril de 2024, as obras do Fórum Estadual em Ponta Grossa ainda não começaram. A desembargadora Lidia Maejima garantiu que os trâmites legais estão em andamento, como a licitação e a assinatura do contrato, para que as obras comecem em breve.

Leia mais: Jogos da Juventude em Palmeira vai reunir mais de mil atletas nesse mês de junho

O empreendimento vai ficar situado no bairro de Oficinas, localizado na rua Alberto Scarpin com as ruas Christiano Kratsch e Doutor Luiz Conrado Mansani. O novo Fórum terá 17 mil metros quadrados de área construída e investimento de mais de R$ 100 milhões. 

Além disso, o projeto prevê dois blocos, com subsolo, térreo, três andares em um dos blocos e quatro andares no outro, além de cobertura, central de utilidades e estacionamento.

Outras pautas

No encontro, a OAB relatou que há um colapso nas Varas Cíveis da Comarca. A presidente do TJPR informou que será feito um estudo imediato para reorganizar as varas. Uma das medidas será transformar a 1ª Vara Cível, retirando sua especialização, e criar uma nova vara com competência específica, para melhorar o atendimento.

A OAB também levou uma demanda sobre o prazo de 10 dias para intimações no sistema Projudi. O TJPR informou que já está trabalhando para ajustar o sistema, com a contratação de um novo profissional da área de tecnologia (TI) para resolver os problemas.

*Com informações da Assessoria de Imprensa

Vinicius Sampaio

Vinicius Sampaio

Sou formado em Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Sou repórter do jornal Boca no Trombone, responsável por policial, esportes e política. Facilidade em comunicação visual, textual e verbal. Possuo conhecimento e um apreço especial por jornalismo de dados.

Web Stories

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

📢 SUPERAÇÃO Guarda Shayane relata desafios e orgulho de atuar na segurança em PG 📢 Procuradora de Castro, destaca avanços legais, valorização de servidores e incentivo a eventos 📢 Prefeito de Jaguariaíva defende PEC 66/2023 📢 👷‍♂️👷‍♀️ MUTIRÃO DE EMPREGO EM TIBAGI 📢💁‍♀️ PONTA GROSSA RECEBERÁ V CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MULHERES 📢💉CAMPANHA DE VASCINAÇÃO EM TIBAGI AVIÃO CAI NA ÍNDIA