Neste episódio do “Papo Aberto com o Roberto”, transmitido pelo portal BNT, uma conversa especial trouxe à luz a história da Associação Sol doando Amor, uma iniciativa que tem impactado positivamente a vida de mulheres em Ponta Grossa e região.
A entrevistada foi Sol Menezes, fundadora da Associação Sol doando Amor, que contou a comovente história que deu origem à instituição e destacou sua missão de oferecer apoio e esperança às mulheres em momentos difíceis. “Eu acredito que tudo que acontece em nossa vida são missões. Eu cursava direito na faculdade Secal e uma colega minha foi acometida pelo câncer, na época eu era cabeleireira e usava essa renda para me manter e pagar minha faculdade. Eu olhei para ela e vi os olhares que as pessoas direcionam para você quando você está doente, elas ficam te velando em vida”, disse.
Inspirada pelo desejo de ajudar, Sol começou a confeccionar perucas para mulheres que sofriam com a queda de cabelo causada pela quimioterapia. O gesto simples ganhou força e se transformou em uma associação de apoio a mulheres em situações vulneráveis.
“Foi o impulsionamento para a instituição tomar forma e crescer. Eu falo que Deus me pegou pela mão e foi levando. No começo era difícil conseguir doações de mechas de cabelo porque em Ponta Grossa a Associação Sol doando Amor é a única que fabrica perucas para mulheres com câncer. Nós temos o empréstimo das perucas sem custo nenhum por prazo indeterminado”, explicou.
O nome Sol doando Amor reflete a missão da associação de oferecer amor e apoio às mulheres em suas horas mais difíceis. Desde então, a organização tem crescido, oferecendo não apenas perucas, mas também cadeiras de rodas, cadeiras de banho e outros equipamentos para mulheres em necessidade.
Além de ajudar mulheres em tratamento de câncer, a associação também apoia aquelas que sofrem de outras condições, como alopecia. Sol destacou a importância emocional das perucas, que ajudam as mulheres a recuperar sua autoestima e confiança durante um momento desafiador em suas vidas. “O cabelo é a moldura do rosto, a mulher se sente despida sem o cabelo, muitas tem vergonha do companheiro, tem medo que os filhos vejam o cabelo caindo para que eles não sofram e vendo esse lado de como a mulher se sente, nós começamos a doar a peruca para quem teve alopecia”, disse.
Confira abaixo a entrevista completa:
Leia também: Deputado Goura (PDT) é o entrevistado do ‘Papo Aberto com Roberto’ desta semana. Assista