Paraná

Paraná bate recorde de entrada de turistas internacionais em janeiro, com alta de mais de 25%

Curitiba inicia preparativos para a 29ª Expo Turismo Paraná  Curitiba inicia preparativos para a 29ª Expo Turismo Paraná
Curitiba inicia preparativos para a 29ª Expo Turismo Paraná
Estado recebeu 206.861 visitantes estrangeiros no primeiro mês do ano, superando em mais de 42 mil o número registrado no mesmo período de 2024

O Paraná registrou o maior fluxo de turistas internacionais para o mês de janeiro em toda a sua série histórica. Em 2025, o estado recebeu 206.861 visitantes estrangeiros, um crescimento de 25,7% em relação ao mesmo período de 2024, quando o total foi de 164.530. A diferença representa um aumento de 42,3 mil entradas.

O segundo melhor desempenho para um mês de janeiro desde o início da série histórica, em 1995, havia sido registrado em 2018, com 178.720 turistas internacionais. Os dados foram levantados pela Embratur em parceria com o Ministério do Turismo (MTur) e a Polícia Federal (PF).

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, esse crescimento reflete o potencial turístico do Paraná, que se destaca por seus atrativos naturais, culturais e gastronômicos.

“O Paraná vem ganhando cada vez mais visibilidade internacional, seja por sua cultura, suas cidades, sua culinária, suas praias ou por seus destinos voltados à natureza e à aventura. Esse segmento é fundamental para atrair turistas estrangeiros ao Brasil, impulsionando a economia e gerando empregos”, destacou Freixo. “O governo Lula, por meio da Embratur e em parceria com o setor privado, o Ministério do Turismo, estados e municípios, tem trabalhado para transformar o potencial turístico brasileiro em realidade. Um dos diferenciais agora é que colocamos o turismo internacional como prioridade para o desenvolvimento do país, o que tem permitido ampliar a conectividade aérea, que também alcançou números recordes”, completou.

Crescimento nacional

O aumento no Paraná acompanha a tendência nacional. Em janeiro, o Brasil recebeu 1.483.669 turistas estrangeiros, superando os registros dos anos anteriores e consolidando o país como um dos destinos mais procurados do mundo. O crescimento foi de 55,07% em relação a janeiro de 2024, quando o número de visitantes internacionais foi de 956.737.

A Argentina segue liderando como principal país emissor de turistas para o Brasil, com 870.318 visitantes em janeiro – um aumento expressivo de 92% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 452.136 viajantes. Na sequência, aparecem o Paraguai, com 108.118 turistas, e o Chile, com 103.620.

O Uruguai ocupa a quarta posição no ranking, com 62.848 visitantes, seguido pelos Estados Unidos, com 51.919. Além disso, o número de turistas vindos de Portugal, Alemanha, França, Reino Unido e Itália somou 91.042 no período, reforçando o crescimento da presença europeia no país.

Leia também: Sanepar antecipa corte de água de cronograma divulgado e revolta moradores de PG

Boca no Trombone

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Operação da PRF resulta em apreensão de 11,9 toneladas de drogas na fronteira Motorista se joga de caminhão em chamas para se salvar Previsão do tempo para quinta-feira (06/02) Alagamento na Avenida Dom Geraldo Pellanda em PG Previsão do tempo para terça-feira (28/01) Tentativa de roubo no Centro de PG Previsão de hoje (24)