O Paraná registrou o maior fluxo de turistas internacionais para o mês de janeiro em toda a sua série histórica. Em 2025, o estado recebeu 206.861 visitantes estrangeiros, um crescimento de 25,7% em relação ao mesmo período de 2024, quando o total foi de 164.530. A diferença representa um aumento de 42,3 mil entradas.
O segundo melhor desempenho para um mês de janeiro desde o início da série histórica, em 1995, havia sido registrado em 2018, com 178.720 turistas internacionais. Os dados foram levantados pela Embratur em parceria com o Ministério do Turismo (MTur) e a Polícia Federal (PF).
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, esse crescimento reflete o potencial turístico do Paraná, que se destaca por seus atrativos naturais, culturais e gastronômicos.
“O Paraná vem ganhando cada vez mais visibilidade internacional, seja por sua cultura, suas cidades, sua culinária, suas praias ou por seus destinos voltados à natureza e à aventura. Esse segmento é fundamental para atrair turistas estrangeiros ao Brasil, impulsionando a economia e gerando empregos”, destacou Freixo. “O governo Lula, por meio da Embratur e em parceria com o setor privado, o Ministério do Turismo, estados e municípios, tem trabalhado para transformar o potencial turístico brasileiro em realidade. Um dos diferenciais agora é que colocamos o turismo internacional como prioridade para o desenvolvimento do país, o que tem permitido ampliar a conectividade aérea, que também alcançou números recordes”, completou.
Crescimento nacional
O aumento no Paraná acompanha a tendência nacional. Em janeiro, o Brasil recebeu 1.483.669 turistas estrangeiros, superando os registros dos anos anteriores e consolidando o país como um dos destinos mais procurados do mundo. O crescimento foi de 55,07% em relação a janeiro de 2024, quando o número de visitantes internacionais foi de 956.737.
A Argentina segue liderando como principal país emissor de turistas para o Brasil, com 870.318 visitantes em janeiro – um aumento expressivo de 92% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 452.136 viajantes. Na sequência, aparecem o Paraguai, com 108.118 turistas, e o Chile, com 103.620.
O Uruguai ocupa a quarta posição no ranking, com 62.848 visitantes, seguido pelos Estados Unidos, com 51.919. Além disso, o número de turistas vindos de Portugal, Alemanha, França, Reino Unido e Itália somou 91.042 no período, reforçando o crescimento da presença europeia no país.
Leia também: Sanepar antecipa corte de água de cronograma divulgado e revolta moradores de PG