O aviso meteorológico emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) coloca o Paraná em alerta amarelo para chuvas intensas. O comunicado é válido para toda a parte sul do Estado, Noroeste e Norte, além da parte Sudeste e Leste.
De acordo com o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), até a noite desta quinta-feira (11) a chuva avança e chega aos Campos Gerais, mas segue, ao menos, até o domingo (14). Em Ponta Grossa para de chover apenas na terça-feira (16), mas o sol retorna apenas na qunta-feira (18).
A previsão do Inmet para o Paraná é para chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia com ventos intensos (40-60 km/h). Ainda, o meteorologista alerta para riscos de alagamento em pontos mais suscetíveis. Julho é considerado um mês mais seco e o Simepar alertou no início do mês que é previsto chuva próxima e abaixo da média climatológica para a região Sul.
Jacóbsen explica, ainda, que o acumulado de chuva ou de precipitação deve ser bastante significativo nos próximos dias. “Já hoje chove com um pouco mais de acumulado, chegando a quase 50 milímetros, mas até o fim de semana a expectativa é que supere os 100 milímetros nessa faixa mais central do estado até a divisa com Santa Catarina”, diz.
Leia mais: Castrense que morreu na guerra será sepultado na Ucrânia; missa especial acontece hoje (11)
Temperaturas – Ao mesmo tempo que chove bastante, as temperaturas não conseguem subir. No final de semana serão dias de pouca oscilação de temperatura, com valores baixos. As temperaturas vão permanecer inferiores aos 18º graus em Ponta Grossa, com chuva prevista até segunda-feira (15).
Previsão do tempo para Ponta Grossa: