O paranaense Augusto Akio, o Japinha, fez história nesta quarta-feira (07) com a conquista da medalha de bronze no skatepark dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Natural de Curitiba, Akio destacou-se em uma competição acirrada, consolidando seu lugar entre os melhores skatistas do mundo, atrás apenas do australiano Keegan Palmer e do norte-americano Tom Scharr.
Na final da categoria, Japinha fez sua melhor pontuação na última volta e faturou a medalha com 91.85. Luigi Cini e Pedro Barros também competiram a final, mas não conseguiram medalhas.
“A medalha de Augusto Akio é um marco que respalda o empenho do Governo do Paraná em fomentar o esporte, destacando a evolução do skate no cenário olímpico, que já rendeu medalhas ao Brasil, e vive um momento de ascensão com a nova geração de atletas”, declarou o secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski.
Segunda medalha paranaense
Essa é a segunda medalha com DNA paranaense em Paris. Na semana passada, a seleção brasileira de ginástica artística conquistou a medalha de bronze na final por equipes, alcançando o primeiro pódio olímpico coletivo da história do País na modalidade. A curitibana Júlia Soares teve participação importante na conquista ao lado de Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Jade Barbosa e Lorrane Oliveira.
Skatepark feminino
Quem também disputou os Jogos Olímpicos foi a skatista Dora Varella, natural de São Paulo. Na terça-feira (06), ela terminou a final do skate park feminino na quarta posição, com uma diferença de apenas três pontos para a terceira colocada.
Agora, o Brasil soma 14 medalhas em Paris: duas de ouro, cinco de prata e sete de bronze. O país está na 17ª colocação.
Com informações da AEN
Leia também: Atual prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro buscará a reeleição no município